Notícias / Agronegócios

15/02/16 às 17:59

Investimentos no solo e em pastagem são diferencias da Estância Bacuri

Assessoria Famato

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Adquirida em 2002 por Luiz Carlos Zimermann e um sócio, a Estância Bacuri – propriedade de pouco mais de 320 hectares localizada em São José dos Quatro Marcos – foi um dos destaques do Prêmio Sistema Famato em Campo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nesta sexta matéria da série especial sobre as propriedades que participaram do prêmio realizado no final de 2015, vamos conhecer mais sobre a fazenda.
 
Em 2010, Zimermann comprou a parte de seu sócio, mas só começou a investir de fato na propriedade em 2012, quando fez reformas nas pastagens de Braquiária (pastejo fixo) e posteriormente implantou a pastagem rotacionada com Tanzania e Zuri em 119,2 ha da propriedade.
 
Enquanto a média nas fazendas de Mato Grosso gira em torno de uma Unidade Animal por hectare (1 UA/ha), ou seja, 450 kg de peso vivo, Zimermann, após a reforma e adubação das pastagens, conseguiu uma lotação de 8,33 garrotes por hectare no período das águas, o equivalente a 3,75 UA/ha. Em 2013 a propriedade tinha 408 animais. Em menos de três anos esse número mais que duplicou, chegando ao final do ano passado a 1.055 cabeças.
 
O rebanho na Estância Bacuri é todo de machos nelores em sistema de recria, além de adotar o sistema rotacionado de pastagens, o pecuarista também realiza adubação de correção e de cobertura do solo.
 
“Acredito que esses investimentos possam ter feito a diferença durante a visita dos técnicos à propriedade. Lembro que comentaram bastante sobre a excelente fertilidade do solo e sobre a qualidade das pastagens com bom controle das invasoras”, conta o pecuarista.
 
A pecuária representa apenas 25% da renda de Zimermann que é contador e exerce as duas atividades. Com apenas um funcionário registrado, a Estância Bacuri tem um sistema de recria enxuto, prático e rentável que não exige muito tempo do produtor.
 
Esta é a primeira vez que a propriedade participa de um prêmio. Zimermann resolveu se inscrever por acreditar que compartilhar as suas experiências pode influenciar outros pecuaristas a fazerem o mesmo. “Além disso, o prêmio foi uma ótima oportunidade de submeter as minhas práticas às críticas e aprender com a realização dos demais companheiros”, diz Zimermann.
 
A localização da propriedade e a boa gestão financeira também chamaram a atenção da equipe técnica do prêmio. “Estamos há apenas 11 km da cidade, isso faz toda a diferença. Outro ponto forte é que usamos a nossa experiência em gestão também na propriedade, permitindo assim termos uma boa saúde financeira”.
 
Sobre o prêmio – O Prêmio Sistema Famato em Campo é uma iniciativa da Famato em parceria com o Senar-MT e o Imea. Surgiu para identificar no Estado práticas diferenciadas da pecuária.
 
As sete propriedades de maior destaque apresentaram seus cases de sucesso durante o evento Rentabilidade no Meio Rural, no auditório do Senar-MT, realizado em dezembro de 2015, e foram premiadas com o troféu Sistema Famato em Campo sendo reconhecidas como referência em produção no estado.
 
As duas que mais pontuaram, as fazendas Vale Verde, de Nova Bandeirantes, e Boqueirão, de Santo Antônio de Leverger, também foram premiadas com uma viagem para os Estados Unidos, onde irão participar de uma missão técnica com visitas ao Ministério da Agricultura americano e propriedades de corte e leite. Além disso, apresentarão seus cases na Universidade Estadual do Kansas durante o evento Cattlemens Day, em março de 2016.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet