Notícias / Agropecuária

04/01/23 às 18:52

Com aceitação mundial, exportações da agropecuária batem recorde em 2022

O setor fornece alimentos para países em todos os continentes

Artur Piva

Revista Oeste

Imprimir Enviar para um amigo
Com aceitação mundial, exportações da agropecuária batem recorde em 2022

Os grãos seguem como carro-chefe do setor

Foto: Ivan Bueno/APPA

As exportações da agropecuária fecharam com valor recorde de faturamento em 2022. De acordo com o governo federal, a receita com os embarques do setor no ano passado fechou em US$ 75 bilhões.

Em 2022, as exportações da agropecuária brasileira chegaram a cerca de 170 destinos, entre países e territórios autônomos. A extensa lista inclui nações como Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Israel, Arábia Saudita, Marrocos, Tunísia, Japão, Taiwan e China.

Desse modo, a relação mostra que os produtos do setor, como alimentos, são amplamente aceitos no mercado internacional. Em muitos casos, isso atesta o atendimento de critérios internacionais de preservação ambiental, condições de trabalho e responsabilidade social — requisitos representados por três palavras em inglês: Environmental, social and Governance (ESG).

 
Em valores, na pauta de exportações da agropecuária brasileira, a soja segue como carro-chefe. Essa cultura sozinha foi responsável por 60% da arrecadação do setor com o mercado externo.

O milho aparece em sequência, com cerca de 15% da receita. A lista com os cinco primeiros colocados também é formada por café não torrado (pouco mais de 10%), algodão bruto (5%), além de trigo e centeio não moídos (por volta de 1%).

 
A receita das exportações da agropecuária não inclui os embarques de itens comercializados pela indústria de transformação que usam matéria-prima com origem na produção rural.

O cálculo deixa fora, por exemplo, os bilhões faturados pelas carnes embarcadas pelos frigoríficos, o açúcar gerado nas usinas, celulose e os farelos dos grãos. Sozinhos, esses segmentos renderam US$ 65 bilhões em vendas no mercado externo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet