Notícias / 0000

14/02/16 às 15:36 / Atualizada: 14/02/16 às 15:44

‘É minha missão’, diz carpinteiro de MG que empresta cadeiras de rodas

Segundo Cosme da Silva, 150 cadeiras estão emprestadas em MG e RJ. Exemplo inspirou amigos e formou uma corrente do bem.

Roberta Oliveira, Do G1 Zona da Mata

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
‘É minha missão’, diz carpinteiro de MG que empresta cadeiras de rodas

O carpinteiro de Muriaé, Cosme da Silva, considera que a ideia surgiu de uma inspiração divina

Foto: Cida Bandeira/ Arquivo Pessoal

Cosme da Silva é carpinteiro há 29 anos em uma reformadora de carrocerias em Muriaé, na Zona da Mata. Há 10 anos, ele se dedica ao que chama de “missão”: reformar e emprestar cadeiras de rodas e cadeiras de banho.

Cosmão, como é conhecido no Bairro Encoberta, onde mora, começou com um equipamento. Atualmente, segundo ele, são 150 distribuídos por cidades do interior de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

 
"Já me chamaram até para candidatar a vereador. Não quero. Já sou o candidato de Deus. Eu gosto de fazer este trabalho e quero continuar até o fim do meu último dia, ate quando Ele me chamar"
Cosme da Silva
 
“É coisa de Deus, inspiração divina. É um trabalho que eu gosto de fazer para ajudar as pessoas. É uma missão que eu tenho com Deus, não pegar dinheiro com ninguém. Se alguma pessoa quiser doar uma cadeira, estou preparado para receber, reformar e deixar pronta para ajudar a uma pessoa a sair de casa”, explicou.
Todas os equipamentos são reformados, pintados, tem lonas substituídas antes de serem emprestados gratuitamente. Quem pega, fica com as cadeiras até não precisar mais. Então devolve à Cosme da Silva, que repassa à próxima pessoa que estiver necessitando.
Até muletas já foram doadas para ele, que também são emprestadas. O agradecimento vem em forma de auxilio para ele continuar a ajudar outras pessoas.
 
Cosme da Silva reforma cadeiras de rodas Muriaé (Foto: Cida Bandeira/ Arquivo Pessoal)Atualmente, Cosme da Silva tem 150 cadeiras
emprestadas (Foto: Cida Bandeira/ Arquivo Pessoal)
“Não cobro um real por isso. Alguns, ao devolver, trazem tintas, pincel, lona. Existe até os que que agradecem e choram porque a pessoa melhorou. Atualmente as 150 cadeiras estão espalhadas em várias cidades, até em Além Paraíba (MG), Sapucaia (RJ), Campos (RJ), Itaperuna (RJ). Estão com pessoas que sofreram e precisam delas. Eu rezo todo dia para eles voltarem a caminhar”, destacou Cosme.

O carpinteiro reforçou que pretende seguir com a atividade para ajudar as pessoas e não tem outros interesses. “Já me chamaram até para candidatar a vereador. Não quero. Já sou o candidato de Deus. Eu gosto de fazer este trabalho e quero continuar até o fim do meu último dia, ate quando Ele me chamar”, garantiu.

Corrente do bem
O gesto de Cosme da Silva desperta uma série de solidariedade. O auxiliar de escritório Mateus do Vale explica que Cosme procura a oficina onde ele trabalha para realizar as soldas necessárias nas cadeiras de rodas. “Ele traz e um dos nossos soldadores realiza o serviço. A gente não cobra. Ele é muito simples, a ideia dele é ajudar os outros, então a gente o ajuda”, destacou.

De pessoa ajudada a quem ajuda Cosme da Silva. A dona de casa Antônia Ferreira e o marido José Caetano também fazem parte do time de amigos e auxiliares de Cosme. “Meu marido e ele trabalham juntos. Quando minha mãe esteve doente, ele me ajudou, ele deixou as cadeiras na minha casa enquanto ela precisou. Ele é uma pessoa que ajuda inteiramente de boa vontade, ele quer realmente ajudar as pessoas de coração”.

O exemplo espalhou entre o grupo de amigos, como destaca Antônia Ferreira. “Sempre que soubemos que alguém precisa, a gente avisa ao Cosme para ver o que pode ser feito. Ele inspira todos que o conhecem. Não faltam esforços, a gente faz o máximo para poder ajudar”, declarou.

Inspiradas pelo exemplo, tentam agora ajudar o carpinteiro. “Levo parafusos e tintas para ele. Ele não aceita um centavo de ninguém, só doações de materiais. Quando a minha mãe necessitou de uma cadeira de rodas, eu consegui emprestada. Isso me inspirou a ajudar o Cosme porque a necessidade é muito grande”, disse o aposentado Geraldo Rodrigues.

O aposentado elogiou a dedicação de Cosme para manter o apoio às pessoas que buscam a cadeira. “Ele trabalha nisso aos sábados, domingos e à tarde na casa dele. E banca com o pouco que ele ganha, que Deus transforma em muito. Ele consegue cadeira no ferro-velho e a coloca nova para emprestar, sem nenhuma intenção de lucro. Por isso, temos esse grupo paralelo onde ele se tornou um ‘líder’ informal. É um trabalho muito bonito, quem pode, ajuda”, ressaltou Geraldo Rodrigues.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet