Notícias / Justiça

27/12/22 às 11:07 / Atualizada: 27/12/22 às 12:21

Bisavó que enterrou bebê indígena viva tem recurso negado

Defesa da indígena acusada alega imparcialidade dos jurados e risco de vida, mas Justiça mantém local do júri da bisavó

Joanice de Deus

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Acusada de enterrar viva a bisneta recém-nascida, a indígena Kutsamin Kamayura teve recurso negado pela Justiça, que manteve a decisão de leva-la à Júri Popular na Comarca de Canarana (823 km a Leste de Cuiabá), cidade onde o crime aconteceu.

A decisão é da Turma de Câmaras Criminais Reunidas datada do último dia 15 deste mês.

A indígena responde por tentativa de homicídio. O caso está sob relatoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva. O crime ocorreu em 5 de junho de 2018. Os desembargadores julgaram improcedente o pedido de desaforamento de julgamento.

No processo, a defesa da indígena alega imparcialidade dos jurados, visto a repercussão do crime na mídia, além de argumentar risco de vida de Kutsamin, já que houve excessivo “clamo social”.

Contudo, o entendimento é de que o desaforamento não se justifica devido ao fato de ter no território da Comarca uma significativa população indígena, sem a demonstração objetiva e concreta de que essa circunstância colocará em risco a imparcialidade dos jurados e/ou a segurança do julgamento, em virtude de animosidade dentro da própria aldeia, entre aldeias diversas ou entre os indígenas e a população não indígena”.

“Se assim fosse, nenhum indígena poderia ser julgado na Comarca em que está localizada a sua comunidade, em clara ofensa ao princípio do juiz natural. Pedido improcedente", diz um trecho da decisão.

A avaliação é de que o “desaforamento é medida excepcional e somente é admitido quando presentes as hipóteses previstas no artigo 427 do Código de Processo Penal, sendo insuficientes, para esse desiderato, meras conjecturas ou ilações sobre a imparcialidade dos jurados”. “Desaforamento julgado improcedente", afirmou o relator.

No caso, o relator ponderou que a indígena é acusada de, em tese, ter tentado contra a vida de sua bisneta, recém-nascida, por motivo fútil, com emprego de asfixia e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima. 

Segundo os autos do inquérito policial, a acusada Kutsamin Kamayura, por asfixia (soterramento, ou seja, enterrou a vítima em meio sólido) e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima (recém-nascida), tentou matar a recém-nascida A.P.K.T, não consumando o ato por circunstâncias alheias à sua vontade.

Kamayura auxiliou no parto de sua neta M.K.T, na época com 15 anos de idade. Na oportunidade, ela cortou o cordão umbilical que ligava a criança à mãe, enrolou a vítima em um pano, enterrando-a nos fundos do quintal da residência, em uma cova de aproximadamente 50 cm. As investigações revelaram que a família não aceitava a gravidez de M.K, por ela ser mãe solteira.

Em razão disso, a bisavó enterrou a recém-nascida viva em uma cova rasa. Após o parto e o enterro da criança, ninguém da família pediu qualquer tipo de auxílio ou ajuda à Casa de Saúde Indígena (Casai), apesar da adolescente apresentar hemorragia e precisar ser atendida. Tal fato demonstrou o ânimo de esconder o parto e, consequentemente, o homicídio tentado.

Após uma denúncia anônima indicando que a família havia enterrado um recém-nascido no quintal da residência, a vítima foi resgatada por policiais militares, com o apoio de policiais civis. Apesar de enterrada por aproximadamente 6 horas, o bebê estava vivo e com clínico de saúde grave, correndo sérios riscos de vida.

Transferida para Cuiabá, a criança ficou dias internada na Santa Casa. O quadro de saúde progrediu e ela recebeu alta. Investigações da Polícia Civil apontaram que a bisavó da recém-nascida, Kutsamin Kamayurá, e a avó Topoalu Kamayura, premeditaram o infanticídio. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet