Notícias / Agricultura

07/12/22 às 13:19 / Atualizada: 07/12/22 às 13:24

Sorgo na alimentação e na sanidade de peixes é 'inovador'

Ariosto Mesquita

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sorgo na alimentação e na  sanidade de peixes é 'inovador'

Willian Sawa: “pesquisa comprova a versatilidade do sorgo e abre enorme mercado para o seu cultivo e uso”;

Foto: Ariosto Mesquita

A recente divulgação de resultados de pesquisas da Embrapa, que revela o sorgo como eficiente agente controlador de parasitas e redutor do custo de produção de peixes, pode provocar um avanço considerável na utilização do cereal no contexto do agronegócio brasileiro. Esta é a avaliação de Willian Sawa, diretor executivo da Latina Seeds, que considera “fato inovador” a inclusão do sorgo na ração de tambaqui (Colossoma macropomum) com a tamanha carga de benefícios apresentada.

Os estudos feitos no âmbito da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM) foram divulgados em novembro deste ano e concluíram que a inclusão de 40% de cereal de baixo tanino na dieta reduziu o custo da nutrição de juvenis de tambaqui em 27,4%. Também comprovaram que rações com sorgo de alto tanino, controlaram significativamente a incidência de parasitas, com reduções da ordem de 44% de acantocéfalos (internos, que se fixam na parede intestinal) e de 83% dos monogeneas (parasitas externos, que podem prejudicar a respiração de peixes).

“Isso comprova a versatilidade do sorgo e abre enorme mercado para o seu cultivo e uso, que já está em alta dentro do Brasil”, avalia Sawa.  Projeção oficial da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), feita em setembro deste ano, indicava que a produção do cereal na última safra 2021/2022 seria 35% maior em relação à safra anterior, superando o patamar de 2,8 milhões de toneladas.

O executivo lembrou ainda que estas revelações científicas da Embrapa de certa forma quebram um paradigma em relação ao tanino: “Algo que costumeiramente era visto como prejudicial para alimentação animal começa a ter a sua imagem revertida”. Sawa se refere ao conceito de que altas concentrações de tanino podem diminuir a digestibilidade e provocar a queda de desempenho dos animais. A pesquisa comprovou, porém, que o sorgo de alto tanino pode ser utilizado em dietas para tambaquis em até 45% de inclusão na formulação em um período de até 45 dias sem nenhum efeito adverso ao desempenho animal.

Os estudos da Embrapa - www.embrapa.br/en/amazonia-ocidental -  foram coordenados pela pesquisadora Cheila de Lima Boijink através do projeto “Avaliação de taninos em dietas para juvenis de tambaqui no controle de helmintos e desempenho zootécnico”. De acordo com informações de conteúdo divulgado pela Embrapa, o projeto de pesquisa foi realizado de 2019 a 2021 com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
  • Sorgo na alimentação e na  sanidade de peixes é 'inovador'

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet