Notícias / Policial

11/02/16 às 20:17

Ação integrada reforçou segurança no Carnaval 2016

Assessoria SESP

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e as forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec atuaram de maneira integrada para garantir a segurança nos 212 pontos de carnaval em todo o Estado. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também realizou policiamento ostensivo para dar mais segurança aos foliões. A operação "Carnaval com Segurança 2016" foi realizada de 05 a 10 de fevereiro.

O Carnaval 2016 contou com efetivo 20% maior em relação ao mesmo período de 2015. Neste ano foram empregados mais de seis mil servidores das forças de segurança. O número de viaturas nas ruas também foi maior – quase 100 veículos a mais circulando em todo o Estado, enquanto que no mesmo período do ano passado o número de viaturas foi de pouco mais de 450. Ao todo, 758 pessoas foram conduzidas para as delegacias do Estado.

Prisões e conduções 
Nas Delegacias da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso foram autuadas em crimes 584 pessoas. Em Cuiabá, 205 pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes, sendo lavrados 63 Autos de Prisão em Flagrante e 35 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Em Várzea Grande foram conduzidas 32 pessoas e lavrados 18 APF e 12 TCO’s.

Foram presas seis pessoas em Acorizal, 16 em Chapada dos Guimarães, 34 em Santo Antônio do Leverger, duas em Nossa Senhora do Livramento e sete em Poconé.

Os números do interior do Estado apontam a prisão de 280 pessoas, em cumprimento de mandados de prisão e em flagrante, que resultaram na lavratura de 245 Autos de Prisão em Flagrante nas delegacias das Regionais da Polícia Civil dos polos de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Juína, Vila Rica, Rondonópolis,  Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sinop, Guarantã do Norte e Tangará da Serra.

Também foram lavrados 139 Termos Circunstanciados de Ocorrência e apreendidas 31 armas de fogo. As principais motivações das prisões em flagrante foram para os crimes de tráfico de drogas, roubo, furto, porte ou posse de arma de fogo, violência doméstica, entre outros.

Dados da Polícia Militar apontam a condução de 178 pessoas, apreensão de três armas de fogo, 23 ocorrências de entorpecentes, 53 veículos apreendidos e 1.231 veículos notificados.

Corpo de Bombeiros
Foram realizados 1.028 atendimentos em todo o Estado. Dentre os casos estão as ocorrências de incêndio, acidente de trânsito, segurança contra incêndio e pânico, busca e salvamento, afogamento, produtos perigosos, prevenções, apoio, captura de animais, desabamento, vazamento de gás doméstico, dentre outros. O efetivo de trabalho foi de 221 militares e 53 viaturas.

Politec
Já a Perícia Oficial e Identificação Técnica realizou 6.229 atendimentos na região metropolitana de Cuiabá e pelas regionais de Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças e Sinop. O Instituto Médico Legal foi responsável por 164 exames de necropsia, lesão corporal e alcoolemia.
O Laboratório Forense realizou 37 exames preliminares de constatação de drogas na Capital e interior e 18 exames de toxicologia forense.

No âmbito da Criminalística, os crimes contra o patrimônio representaram a maior quantidade de perícias requisitadas, totalizando 35 ocorrências no Estado. Em seguida, as perícias de morte violenta e de crimes de trânsito figuraram em destaque no quantitativo de perícias realizadas, representando 22% e 19% do total de ocorrências, respectivamente.

A Identificação Técnica atendeu 105 requisições por identificação, sendo 66 identificações criminais, 23 necropapiloscópicas, e 16 constatações de identidades civis. As consultas de identificação técnica, feitas por autoridades policiais e cidadãos, por meio do Portal da Segurança, totalizaram 5.790 solicitações. Somente no Portal foram emitidas 251 certidões de antecedentes criminais.

Operação Lei Seca
integradas de segurança, foram realizadas também blitzes da "Operação Lei Seca" nas principais avenidas de Cuiabá e nas rodovias de acesso à Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento.

Para 61 motoristas que festejavam o Carnaval em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger a celebração terminou mais cedo. Dezoito deles foram presos porque o teste do bafômetro acusou que estavam dirigindo sob efeito de álcool. Os outros 43 porque tiveram de voltar para casa de táxi ou com amigos por terem sido flagrados com a Carteira de Habilitação (CNH) irregular.

De acordo com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), 448 motoristas foram submetidos ao teste de bafômetro em diversos pontos de fiscalização.

O Carnaval chegou ao final com despesas extras para 1.108 motoristas. Eles foram multados por diferentes infrações previstas no Código Nacional de Trânsito, entre quais: não usar o cinto de segurança, CNH vencida, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e direção perigosa.

Em todo o Estado, 45 motoristas foram detidos por embriaguez durante o Carnaval-2016. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet