Notícias / Agronegócios

20/10/22 às 10:39

Concurso “MT Steak” vai promover carne de Mato Grosso para o mundo

A ideia é selecionar um corte bovino inovador que seja a ‘cara de MT’.

Crop AgroComunicação

Assessoria Imac

Imprimir Enviar para um amigo
Concurso “MT Steak” vai promover carne de Mato Grosso para o mundo

Diretor técnico operacional do Imac, Bruno Andrade apresenta projeto para imprensa e churrasqueiros.

Foto: Jefferson Eduardo

Promover a carne de Mato Grosso considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade. Esse é o principal objetivo do "MT Steak”, concurso de corte bovino inovador desenvolvido pelo Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac). Podem participar moradores do estado, independentemente de ser ou não profissional de gastronomia ou da carne. O primeiro colocado irá receber o prêmio de R$50 mil reais.

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (18.10), em Cuiabá-MT, com a presença de representantes das indústrias frigoríficas e dos pecuaristas de Mato Grosso, imprensa e churrasqueiros do estado.

Os cortes concorrentes serão avaliados segundo o aspecto de inovação e que representem Mato Grosso. Por isso, devem ser cortes de carne de animais oriundo de frigoríficos do estado, como explicou o Diretor Técnico Operacional do IMAC, Bruno Andrade.

“O corte MT Steak nada mais é do que o símbolo que reúne todos os projetos e ações que o IMAC já está desenvolvendo em prol da carne de Mato Grosso junto com as entidades parceiras que são a Acrimat e Sindifrigo", ressaltou Bruno.

O concurso será dividido em duas etapas, digital e presencial, como explicou Bruno. "A primeira será virtual, onde os concorrentes irão enviar as suas sugestões de cortes por meio de um vídeo e os cinco principais cortes selecionados irão para a segunda etapa, que irá acontecer durante um reality show que será gravado e esses cinco finalistas terão que preparar os cortes seguindo os critérios e serão escolhidos do primeiro ao quinto lugar", explicou o diretor do IMAC.

Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec-MT), César Miranda, pontuou que Mato Grosso é um exemplo de uma pecuária sustentável e tem sido divulgado em todos os países através dos trabalhos desempenhados pelo IMAC.

"O IMAC está fazendo um excelente trabalho ao longo dos anos. E agora de uma forma criativa e saborosa nós iremos escolher o corte de Mato Grosso a exemplo de como existem experiências similares pelo mundo, nós vamos ter o sabor de Mato Grosso, a carne de Mato Grosso e com as características do no nosso boi, da nossa terra", afirmou Miranda.

Na oportunidade, a diretora executiva do IMAC, Paula Queiroz lembrou que Mato Grosso é o maior produtor e exportador de carne bovina do mundo, com rebanho comercial de 32 milhões de animais. “Com sustentabilidade, eficiência e qualidade a nossa carne é exportada para mais de 70 países mundo afora. Nós contamos com vocês, profissionais da imprensa, nesta missão de mostrar Mato Grosso e fazer a promoção da nossa carne bovina para Brasil e mundo”, convocou.

Desde os onze anos de idade Paulo Sérgio da Cruz trabalha com açougue e hoje se tornou um renomado chef churrasqueiro do estado. "Vou participar do concurso porque essas iniciativas agregam mais ainda o meio do agro, principalmente na valorização das carnes, eu estou muito animado esperando um resultado positivo desse concurso. Já tenho em mente o corte que irei concorrer e quero valorizar a peça do animal que irá fazer a diferença.

Presidente do IMAC, Caio Penido ressaltou que a ideia surgiu da necessidade de um melhor posicionamento da carne de Mato Grosso para os consumidores brasileiros e compradores de outros países.

"O IMAC tem a missão de promover a carne de Mato Grosso e o MT Steak é o nosso grande programa de comunicação, encontrar um corte que represente todas essas características do estado de Mato Grosso, em relação a sua qualidade, a sua sustentabilidade e sua vocação em atingir novos mercados. Então é um projeto ganha-ganha que atende os anseios dos formadores do IMAC, dos pecuaristas mostrarem a sua produção de qualidade, das indústrias frigoríficas, um corte que represente tudo isso, um corte comercial e prático, e também atende os anseios do estado de Mato Grosso e ajuda promover nesses mercados internacionais um corte que represente o nosso estado”, reforçou Penido.


Inscrições

As inscrições são isentas de pagamento e iniciam no período do dia 28/10/2022 até 28/11/2002 e devem ser efetuadas exclusivamente no site - www.imac.agr.br/mtsteak. Podem participar qualquer pessoa que resida em Mato Grosso.

Serão selecionados os cincos melhores cortes que se enquadrem nas considerações exigidas no edital.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet