Notícias / Saúde

12/10/22 às 17:36 / Atualizada: 12/10/22 às 17:45

Mais que um Laço: Outubro Rosa é alerta pela vida

Propósito da campanha mundial de saúde é mostrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, enfatiza oncologista Cristina Guimarães Inocêncio

Rebeca Cruz, Íntegra

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mais que um Laço: Outubro Rosa é alerta pela vida

Dra. Cristina Guimarães Inocêncio

Foto: Assessoria

Uma consulta médica e uma mamografia todos os anos, a partir dos 40. No cumprimento desta rotina reside boa parte do sucesso na luta contra o câncer de mama. A doença, que registrará 66 mil novos casos este ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), tem até 90% de chances de cura quando diagnosticada na fase inicial. Desde 1990, graças a um evento em Nova York, nos Estados Unidos, o mês de outubro vem sendo dedicado a falar sobre este tema, levando informações e serviços a mulheres em todo o mundo.

“Sim, precisamos continuar batendo nessa tecla: o diagnóstico precoce tem o poder de salvar vidas”, declara a oncologista clínica Cristina Guimarães Inocêncio, diretora da Oncomed-MT e que atua no atendimento a pacientes com câncer de mama há cerca de três décadas. Ativista da causa do amplo acesso ao tratamento, a médica é enfática: “Quanto antes descoberto o tumor, maiores possibilidades a mulher têm de vencer a doença e menores são as sequelas.”

Com constantes estudos na área acrescidos da vivência de ter participado do tratamento de inúmeros pacientes na saúde pública e privada, Cristina lembra que o autoexame é muito importante, mas não é suficiente. “Observar os próprios seios e verificar, todos os meses, se algo está diferente, como o surgimento de um caroço, uma alteração da forma das mamas ou o aparecimento de algum tipo de secreção nos mamilos, tem grande valor. Mas a realização de uma mamografia anualmente – e de exames complementares, como o ultrassom, caso o médico avalie ser necessário – é insubstituível. São as imagens que nos permitem “enxergar” até pequeninas calcificações e evitar que eles evoluam para estágios graves”, pontua.

Tratamento – As modalidades de tratamento do câncer de mama são divididas em local (cirurgia para retirada do tumor, radioterapia e reconstrução mamária) e sistêmica (quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica). “Cabe ao médico apresentar à paciente as opções existentes, explicando qual é a mais adequada ao seu caso.”

Vários profissionais, um objetivo – Clínica fundada há mais de 25 anos na capital mato-grossense, a Oncomed é especializada no tratamento multidisciplinar do câncer. A forma de abordagem, que envolve a participação de profissionais de várias áreas da saúde, consiste em avaliar a paciente como um todo (condições gerais de saúde, estágio do câncer, aspectos emocionais e físicos) para, então, estabelecer a linha de tratamento mais adequada. “Quando uma paciente com câncer de mama tem, por exemplo, o amparo de nutricionista e fisioterapeuta atuando em conjunto com o oncologista clínico, o rádio oncologista e o cirurgião oncológico, certamente a qualidade de vida terá ganhos importantes”, explica Cristina. Além da abordagem multidisciplinar, a médica ressalta a importância do atendimento humanizado. “A luta contra o câncer é árdua, muitas vezes longa e costuma trazer uma série de temores. Neste sentido, sentir-se verdadeiramente acolhida em uma unidade de saúde faz toda a diferença para a paciente e sua família.

Sobre a Oncomed-MT – Situada em Cuiabá (MT), a clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer iniciou suas atividades em 1996. Hoje conta com sede ampla, de fácil acesso e fortemente estruturada, dispondo de consultórios, ala de quimioterapia com farmácia unidade de radioterapia. O corpo clínico é formado por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radio-oncologistas, hematologistas, mastologistas, urologistas e profissionais especializados em cuidados paliativos. Saiba mais em www.oncomedmt.com.br.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet