Notícias / Saúde

10/10/22 às 10:05

Como o cuidado com a saúde mental auxilia a enfrentar dificuldades da vida

Fazer uma análise diária das ações e reações é uma das dicas para estar em constante equilíbrio, orienta psicóloga do Hospital Santa Rosa

Thielli Ehlert Bairros, Dialog

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como o cuidado com a saúde mental auxilia a enfrentar dificuldades da vida

Anna Karolina Ramalho Margatto

Foto: Assessoria

A vida reservou muitos desafios para a professora Anna Karolina Ramalho Margatto, de 39 anos, moradora de Lucas do Rio Verde. Em 2018, engravidou do Antônio, mas ele nasceu prematuro. “Ele ficou conosco por sete dias e cumpriu seu tempo aqui”, conta. Três anos depois, ela decidiu tentar engravidar mais uma vez e, ao fazer os exames preventivos, descobriu um câncer.

Hoje em tratamento no Hospital Santa Rosa, Anna diz que o que traz positividade e confiança na cura, além da fé e da medicina, é o cuidado com sua saúde mental. “Desde que o Antônio nos deixou, já busquei esse acompanhamento psicológico para enfrentar o luto. Além do câncer, em junho deste ano tive Covid e achei que não fosse aguentar tantos desafios. Então, entender tudo o que estou passando é fundamental para seguir forte”, afirma.

A saúde mental tem sido uma preocupação para muitos profissionais de saúde e o dia 10 de outubro é a data nacional para o debate deste assunto. De acordo com a psicóloga clínica do Hospital Santa Rosa, Marielza Pereira, a pandemia da Covid-19 trouxe outra pandemia: a fobia social, mas também trouxe algo importante que foi as pessoas olharem para dentro de si.

“Tivemos muitos estressores, as perdas de pessoas e também sociais, ouvimos muitos ‘nãos’ e isso afetou fortemente a saúde mental das pessoas”, explica. Segundo a especialista, ter uma boa saúde mental é estar em “estado de bem estar”.

Para isso, as pessoas precisam se perceber e se entender diariamente. “Ter uma boa autoestima e perceber os sintomas estressantes para cada um de nós é fundamental para podermos agir de forma a garantir nosso equilíbrio”, diz Marielza.

Uma dica é fazer a análise do seu dia e verificar, passo a passo, o que ocorreu, quais foram as reações a determinados momentos ou ações. “Ao verificamos os pontos positivos e negativos do nosso dia, podemos jogar fora o que não serve e deitar prontos para seguir adiante”, aconselha a psicóloga.

Seguir em frente é o lema da Anna Karolina. Ao lado do marido e do filho Miguel, de 11 anos, ela diz que aprendeu muitas coisas sobre entender o que sente no seu íntimo. “Eu entendi que agora o hospital é o melhor lugar que eu posso estar, aprendi a ser feliz com as pequenas coisas, que na verdade não são pequenas, são muito importantes. Tudo está em cuidar da nossa cabeça, da nossa saúde mental”, pondera.

O Hospital Santa Rosa conta com o serviço de psicologia clínica que atende pacientes internados e também os colaboradores, dando atenção à saúde mental de forma integral.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet