Notícias / Meio Ambiente

10/10/22 às 09:43

Próximo leilão de energia pode aumentar usinas a carvão no Brasil

Isis Diniz

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) alerta que, sexta-feira, dia 14 de outubro, haverá o segundo leilão de energia elétrica do semestre, o Leilão de Energia Nova A-5. Na ocasião, os projetos termelétricos a biogás e a carvão mineral nacional deixarão de disputar diretamente com outros combustíveis, o que pode favorecer esses tipos de usinas. A possibilidade de contratação de uma usina a carvão mineral causa preocupação, uma vez que esta modalidade de geração produz diversos impactos socioambientais.

Entre eles:
  • A eficiência energética de termelétrica a carvão é baixa, ou seja, essas usinas empregam maior quantidade de combustível (carvão) para gerar a mesma quantidade de eletricidade que outra usina mais eficiente produziria;
  • Em 2020, 12 termelétricas brasileiras emitiram 55% dos gases de efeito estufa (GEE) de todas as termelétricas conectadas ao SIN. Oito delas têm o carvão mineral como combustível, segundo o estudo Inventário de Emissões Atmosféricas em Usinas Termelétricas, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA);
  • Além de serem mais caras, as termelétricas a carvão emitem poluentes prejudiciais à  saúde e causadores de doenças respiratórias, além de utilizar água para resfriar seu sistema, podendo gerar estresse hídrico na região onde se localizam.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet