Notícias / Educação

08/10/22 às 10:25

Mudança de Vida - Sistema Socioeducativo de Mato Grosso tem primeiro adolescente ingresso na faculdade

Socioeducativo masculino de Cuiabá conta com 14 jovens matriculados e cursando o ensino fundamental e médio

Juliano Patrick | Sesp-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mudança de Vida - Sistema Socioeducativo de Mato Grosso tem primeiro adolescente ingresso na faculdade

Foto: Assessoria/Sesp-M

Alex*, de 19 anos, do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) masculino de Cuiabá, mudou o sentido de sua vida ao garantir o ingresso em uma universidade para o curso de Serviços Jurídicos, Cartórios e Notariais. Ele é o primeiro adolescente do Estado de Mato Grosso, em cumprimento de medida socioeducativa, a cursar o ensino superior. 

O socioeducando realizou o Exame Nacional do Ensino Médio em 2021 e conquistou uma bolsa de estudos. O curso ocorre na modalidade Ensino a Distância (EaD), no próprio Case, que conta com um espaço estruturado para proporcionar o ensino nos horários adequados,  como se o adolescente estivesse cursando na modalidade presencial. 

Estudando há dois meses, o jovem ressalta a importância dessa aprovação na sua vida. “É muito importante esse ensino para mim, pois sinto que não estou parado no tempo e, talvez lá fora, eu não estaria estudando. Quando eu sair tenho certeza que vou continuar os estudos”. 

A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, destaca o reflexo positivo que a aprovação na universidade proporciona na vida do jovem, além do compromisso do atual governo e dos servidores para que isso seja possível. 

“Essa aprovação reflete o empenho do socioeducando em mudar a sua vida, bem como todo o compromisso dos servidores, gestores e atual governo com a socioeducação. A educação é o pilar e abre portas”, afirma a secretária de Justiça. 

Já o diretor do Case masculino de Cuiabá, Urias Dantas, pontua a relevância desse momento de formação do jovem, assim como a expectativa de que essa aprovação seja uma inspiração para os demais socioeducandos da unidade.  

“É com grande alegria e satisfação que temos um adolescente da nossa unidade cursando uma faculdade. Essa é a oportunidade de o jovem crescer e mudar de vida. Esperamos que mais adolescentes sintam-se inspirados e sejam inseridos nesse contexto”, enfatiza. 

Educação 

Estimular e promover o estudo é um dos objetivos do Case masculino de Cuiabá, que oferta regularmente o ensino aos adolescentes em conflito com a lei. Ao todo, 14 socioeducandos estão matriculados e cursando o ensino fundamental e médio na unidade. 

*Alex é nome fictício

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet