Notícias / Agricultura

07/02/16 às 22:27

Negócios, lançamentos, oportunidades e muito mais aconteceu no Dinetec 2016

Jornal O Pioneiro

Edição: Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
CANARANA - O Dinetec 2016 (Dia de Negócios e Tecnologias) foi sucesso outra vez. A segunda edição do evento, realizada entre os dias 20 e 22 de janeiro, em Canarana, se consolidou como um dos maiores do Estado no ramo de negócios e de exposição de tecnologias agrícolas. Mais de 600 produtores da região e até de outros estados, como Goiás, Tocantins e Pará, participaram do Dinetec, para conhecer as novas tecnologias de 90 empresas expositoras de sementes, micronutrientes, defensivos, máquinas e comércio local. Além de produtores, participaram profissionais do ramo agrícola e população em geral, garantindo um bom público durante a palestra na abertura e os dois dias de exposição.

Das 90 empresas expositoras, a maioria tem loja ou representantes em Canarana. As que ainda não tem, tendem a se instalar por aqui. “Muitas empresas, que participaram da exposição ou não, vieram prospectar a região, conhecer o município e o potencial agrícola. Então o Dinetec acaba trazendo investimentos para cá. Talvez era a oportunidade que elas estavam esperando para vir conhecer Canarana, aproveitando o evento para ver o potencial, conversar com os produtores”, falou Rodrigo Piccinini, sócio proprietário da Meta Assessoria Agrícola, realizadora do Dinetec.

Bom para as empresas que tem a oportunidade de expor suas tecnologias, bom para os produtores que conhecem oportunidades em um ano de crise econômica e problemas climáticos. “O produtor pode em um dia, dois dias, ver muita coisa que ele demoraria um ou dois anos ou que nunca iria ver”, falou Rodrigo. 

O sócio proprietário da Meta Assessoria Agrícola também disse que, por conta do Dinetec, todos os hotéis de Canarana e de Água Boa ficaram lotados. Restaurantes tiveram grande movimento. Outros prestadores de serviço tiveram boas oportunidades de negócios com o evento.

Para os próximos anos, Rodrigo espera um aumento no número de negócios. “Surpreendeu o número de negócios realizados, mas os negócios tendem a crescer nas próximas edições do evento, com empresas, inclusive, lançando campanhas durante o Dinetec, tornando o evento um balizador do mercado. Isso para nós é uma honra muito grande, poder proporcionar essa largada de campanha das empresas, para que os produtores comecem a planejar seu próximo ano agrícola”, falou Piccinini.
O sojicultor de Canarana Lino Costa, que planta dois mil hectares da oleaginosa, destacou o crescimento do Dinetec desse ano em relação a 2015. “Aumentou a quantidade de empresas, de expositores, bastante testes de produtos e cada ano vai evoluir cada vez mais. Nós produtores temos que participar, porque é um trabalho árduo das empresas para expor isso. A gente como produtor tem que perceber as deficiências que temos na fazenda e aproveitar as novas tecnologias para melhorar”, falou Lino Costa.

O engenheiro agrônomo Pércio Cancian, parabenizou os organizadores do evento. “É com grande satisfação que a gente participou do segundo ano consecutivo e queremos parabenizar toda a equipe da Meta Assessoria pela grandiosidade do evento, que já se tornou referência no Estado, pela importância, grandiosidade e capricho, o que é de suma importância para os produtores”, disse o agrônomo.
 
NOVIDADES E LANÇAMENTOS


No estande da Pioneer e Dupont foram apresentadas várias novidades. O representante comercial Pércio Cancian deu destaque para a variedade de soja RR de alta performance 98Y52, material de ciclo médio; híbridos de milho que romperam a barreira de 160 sacas por hectare com muita sanidade; além das tecnologia Leptra, Dermacor e Benevia, para tratamento de sementes e controle de pragas.

No estande da Lottus Biosoluções, foi apresentado um novo conceito no uso de fertilizantes, com a utilização de ácidos húmicos, que é na verdade o processo final da matéria orgânica. “Como ele é o final da matéria orgânica, você está injetando uma injeção na veia, onde vai ativar uma série de processos no teu solo, reagindo boa parte daquele adubo que o produtor vinha jogando ao longo dos anos e que não vinha sendo aproveitado, aumentando a eficiência da adubação e deixando de gastar toneladas de adubo, sendo mais eficiente na nutrição da planta, com menos demasia de custo. Não estamos pedindo para ninguém parar de comprar adubo, mas isso dará mais eficiência”, falou Pércio, que também representa esse produto na região, observando que cada caso e um caso e tudo é feito a partir de análises de solo.

Na região, na última safra de soja, 40 produtores utilizaram os ácidos húmicos e todos apresentaram um aumento nos níveis de nutrientes disponibilizados para a planta em seus solos, mesmo sem adubação, com a planta até mais vigorosa do que onde foi utilizada a adubação padrão fazenda, porque o produto liberou do solo nutrientes como cálcio, magnésio e fósforo. “Eu diria que esse produto foi uma das grandes novidades da feira, até em função do momento que nós estamos vivendo por causa do clima, o que comprometeu a produtividade, onde que o produtor pode com os ácidos húmicos diminuir custos e no mínimo manter ou até aumentar a sua produtividade”, concluiu Pércio.

O sócio proprietário da Lottus, Altamiro Gomes, disseram que a empresa vendeu ácidos húmicos para 20 mil hectares de soja na última safra no Brasil, sendo que quatro mil deles foi para a região do Vale do Araguaia. Para a próxima safra, ele espera aumentar o uso do produto para 50 mil hectares somente na região. “O produtor, vendo o resultado que ele está tendo na plan-ta e com análises de solo, está aderindo a tecnologia, aumentando a área plantada”, falou. (Da Redação).
 

Produtor Lino Costa


Safras expôs máquinas agrícolas


Representantes da Promissão e da Boa Safra


Proprietários da HZ presentes no Dinetec


Dinetec teve excelente presença de público


(à D) agrônomo Pércio Cancian

Altamiro explica como funcionam os ácidos húmicos
 

Sócio proprietário da Meta - Rodrigo Piccinini


Palestra sobre veículos aéreos não tripulados e produtividade, realizada na noite de quarta-feira no CTG Pioneiros do Centro Oeste, com a participação de quase mil pessoas

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet