Notícias / Agricultura

12/09/22 às 11:03

Saldo histórico: MT colhe mais milho do que soja na safra 2021/22

Foram 43,83 milhões de toneladas do cereal, contra 40,85 milhões toneladas da oleaginosa

Marianna Peres

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Saldo histórico: MT colhe mais milho do que soja na safra 2021/22

Mesmo com destaque ao milho, ambas as culturas tiveram em 2022 saldo histórico, recordes para suas séries históricas

Foto: Divulgação

O Estado Mato Grosso produziu mais milho do que soja na safra 2021/12.

Foram 43,83 milhões de toneladas do cereal, contra 40,85 milhões toneladas da oleaginosa.

Mesmo com destaque ao milho, ambas as culturas tiveram em 2022 saldo histórico, recordes para suas séries históricas.

Os dados que consolidam a safra 2021/22 de milho, em Mato Grosso, são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e se referem à 12ª estimativa do órgão.

Os dados foram consolidados por meio de georreferenciamento, pesquisa com produtores e agentes do mercado. Mato Grosso registrou área de 7,15 milhões de hectare destinado ao cereal, um incremento de 22,36%, se comparada à safra passada. Foi recorde em área e produção, destacam os analistas do Imea.

Como explicam, a motivação da expansão deriva dos altos patamares de preço do milho que vêm sendo registrado desde a safra passada, incentivando o produtor a aumentar a sua área.

No que tange à produtividade média no Estado, o rendimento foi de 102,23 sc/ha, aumento de 10,34%, se comparado a safra passada.

“Apesar da redução nas chuvas, entre abril e maio, nem todas as regiões foram prejudicadas, uma vez que tiveram um grande percentual semeado na janela ideal, como a médio norte. Por fim, o Estado fechou a produção em 43,84 milhões de toneladas, um incremento de 34,62%, se comparado à safra 2020/21”, apontam.

NOVA SAFRA - O Imea divulgou ainda a primeira estimativa da safra 2022/23 de milho para Mato Grosso.

Os novos números trazem previsões de aumento na área cultivada do cereal e no rendimento médio estadual para a próxima temporada.

Desse modo, a expectativa inicial de área é de um incremento de 1,80% em relação à safra 2021/22, totalizando 7,28 milhões de hectares.

Esse novo aumento é pautado, principalmente, pelos altos patamares de preços do milho que estão sendo praticados no mercado, influenciando o produtor a aumentar a sua área.

Em relação aos rendimentos, a média estadual ficou estimada em 104,33 sc/ha.

Contudo, é importante ressaltar que fatores como a janela de plantio do cereal e as condições climáticas influenciam diretamente na produtividade do milho.

Por fim, a produção ficou estimada em 45,54 milhões de t, 3,89% a mais que o volume recorde da safra 2021/22.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet