Notícias / Agricultura

05/09/22 às 10:37

Gergelim apresenta alta de 29% na margem líquida em Mato Grosso

Tendência para a área de gergelim em MT é seguir crescendo com avançar das tecnologias.

Viviane Petroli

Canal Rural

Imprimir Enviar para um amigo
Gergelim apresenta alta de 29% na margem líquida em Mato Grosso

Plantação de gergelim em Canarana. Município é conhecido como a capital nacional do gergelim'.

Foto: Sindicato Rural de Canarana.

A safra 2021/22 de gergelim em Mato Grosso apresentou um incremento de 29% na margem líquida em relação ao ciclo 2020/21. A informação é do Projeto Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso, divulgado recentemente pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o levantamento, para a próxima safra vislumbra-se, até o momento, uma queda de 19% na margem líquida da cultura em função de um possível aumento da área destinada ao milho.

Pesquisador de Sistemas Integrados e Outras Culturas do Imea, Miquéia Michetti, explica que a cultura do gergelim em Mato Grosso é de segunda safra, sendo cultivada sobretudo na região Nordeste do estado, que faz divisa com Tocantins e Goiás.

“Ele ocupa, principalmente, janelas que não são ocupadas pelo milho. Os produtores estão cada vez mais intensificando a sua produção de milho e plantando mais dentro da janela ótima e semeando o gergelim justamente nessas janelas que não são a ideal do cereal. Ou seja, ele acaba utilizando as áreas que não são cultivadas com milho segunda safra”, diz o especialista.

A competição de área com o milho não é descartada apesar disso, pontua Michetti. “Existe lógico uma competição por área, mas com o avançar das tecnologias, com os produtores entendendo melhor como funciona essa cultura, a tendência é que a área aumente e a produtividade também“.


Mato Grosso produz quase 60%

De acordo com o Boletim de Safras da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), divulgado em agosto, Mato Grosso deve ser responsável por 58% da produção de gergelim no Brasil na safra 2021/22. As estimativas apontam uma produção de 57,8 mil toneladas do grão no estado e um volume total de 98,1 mil toneladas no país.

Somente para a safra 2021/22 foram plantados em Mato Grosso 114,6 mil hectares e registrada uma produtividade média de 505 quilos por hectare.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet