Notícias / Justiça

03/02/16 às 17:07

Caravana da Mulher quer fortalecer política nacional

Governo pretende atingir quase 300 mil pessoas com o projeto. Voluntários atuarão em escolas, comunidades rurais e locais de grande concentração do público masculino.

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Caravana da Mulher quer fortalecer política nacional

Ônibus Lilás realiza atendimento em comunidade rural

Foto: Davi Valle/Sejudh-MT

A Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) lançou o projeto 'Caravana da Mulher Mato Grossense: Direitos e Cidadania'. O objetivo é reafirmar os princípios orientadores pela Política Nacional para as Mulheres. 

“Nosso propósito é criar um Exército de Marias da Penha, que atuaram diretamente na luta contra o machismo e sexismo”, conta Isabel Cristina Gama da Silveira, gestora da superintendência. 

O governo pretende atingir quase 300 mil pessoas com o projeto. “Estimamos em torno de 25 agentes transformadores voluntários por município. Ao todo, atuaremos em 118 municípios, treinando aproximadamente 2.950 voluntários. Considerando que cada voluntário aborda, em média, 100 pessoas, estima-se que poderemos atingir 295.000 pessoas”, analisa Isabel Silveira. 

O projeto visa alinhar as ações estaduais com o Plano Nacional, que prioriza a autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida; a busca da igualdade efetiva entre mulheres e homens, em todos os âmbitos; o respeito à diversidade e combate a todas as formas de discriminação; a universalidade dos serviços e benefícios ofertados pelo Estado; a participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas e a transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.

“Queremos ainda dar continuidade a difusão entre a sociedade da Lei Maria da Penha, trabalhar a construção social da mulher que tem direitos e não está submetida a uma estrutura social machista e desestruturante, bem como promover a agilidade nos atendimentos e processos relativos a Violência da Mulher, e a implantação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher”, diz Isabel Silveira.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior, explica que criação de um ‘Exército de Marias da Penha’ consiste no treinamento de voluntários da sociedade civil em três níveis de Intervenção. “Primeiro teremos o ‘Maria da Penha vai à Escola’, onde orientaremos os voluntários em palestras nas escolas, por meio de campanhas de redação e filmes Depois se seguirá o ‘Maria da Penha vai às Comunidades’, que visará orientar os mesmos voluntários a abordarem a mulher vítima de violência nas comunidades de bairros e rurais; e por último o ‘Maria da Penha em Ação’, que capacitará os voluntários em palestras para homens, os abordando em canteiros de obras, postos de gasolina, lavoura e etc.”.

Homens que queiram se tornar agentes voluntários também serão aceitos por meio do Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) "Eles Por Elas", versão brasileira do "He For She", movimento mundial a favor da igualdade de gênero.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, destaca que a pasta já vem realizando a fortalecimento dos conselhos e efetuando o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente as que residem nas áreas rurais, por meio dos ônibus lilases. “O atual governo luta por uma sociedade mais justa em todos os âmbitos, e não poderia ser diferente quando se trata de nossas mulheres; por isso estamos criando mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que nada mais é do que uma violação dos direitos humanos das mulheres”.
 
Para se inscrever no projeto como voluntário, entre em contato com a Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres da Sejudh pelo telefone (65) 3315-1500 - falar com Isabel Cristina ou Luciléia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet