Notícias / Barra do Garças

21/07/22 às 11:42

Turistas se irritam com proibição de acesso de veículos a Serra Azul de Barra do Garças em plena temporada de férias

Direção do Parque Serra Azul alega que condições da estrada neste período de estiagem oferece risco aos visitantes

Araguaia Notícia

Imprimir Enviar para um amigo
Turistas se irritam com proibição de acesso de veículos a Serra Azul de Barra do Garças em plena temporada de férias

Foto: Araguaia Notícia

Um vídeo está circulando na rede social em Barra do Garças, com um morador criticando a proibição de veículos subirem até o mirante do Cristo Redentor, em plena temporada de férias. Em nota, a direção do parque confirmou que está suspenso o acesso de veículos a partir do dia 19/7 e alega risco para os visitantes devido as condições da estrada que pioraram devido a estiagem e o risco de queimadas.

Faltando mais dois finais de semana, a medida anunciada pela direção do Parque Serra Azul não agradou ao público que quer conhecer a Serra Azul, mirante do Cristo e o propagado discoporto para receber discos voadores, mas subindo de carro até o alto da serra. Vale ressaltar que o Parque continua aberto, de quarta a segunda-feira, mas agora com acesso somente de bicicleta ou a pé. A escadaria continua aberta no horário das 06h00 às 18h00 e entrada principal das 07h às 17 horas.

A direção do parque explica que este período de maior estiagem trouxe também as complicações para a estrada de acesso, a qual é ainda composta por terra. (fator essencial para uma Unidade de Conservação). Vale dizer que desde de 2005 a prefeitura de Barra do Garças luta pra fazer o asfalto na estrada do Cristo (de uma forma harmônica sem afetar o Meio Ambiente, porém sempre esbarrou na objeção da própria Sema alegando que isso vai afetar o Meio Ambiente).

Sobre a interdição, foi realizado um levantamento de risco pela Gerência do Parque e sua equipe e a data limite para a possibilidade de acesso, considerando também a alta temporada de férias foi em 15 de julho.

Nesta data foi decidido por interditar este acesso, o qual já vinha causando transtornos materiais aos veículos dos visitantes, inclusive com necessidade de acionamento de caminhão guincho para prestação de socorro. O fator principal desta interdição foi a minimização de riscos, os quais poderiam afetar diretamente a vida humana, animal e material.

É dever de todo servidor público zelar pelo bem estar daquilo que está à sua tutela, e deste modo, considerando ainda a preocupação primeira pela vida humana e posteriormente material o acesso foi fechado em 19 de julho.

Todos os visitantes que chegaram ao local foram avisados dos riscos e do motivo primordial da interdição da estrada para veículos motorizados.

Reiteramos que ao longo do ano a estrada de acesso passou por duas manutenções, porém devido ao fator clima já citado e o grande volume de chuvas ocorridas no corrente ano, os meses de julho para frente se tornam momento de atenção, com relação aos iminentes riscos, sejam os já apresentados e os secundários, que por ocasião podem ocorrer, mediante ocorrência de algum sinistro com veículos. No caso os incêndios florestais.

A gerência do Parque informa que todas as medidas estão sendo tomadas com os setores públicos estadual e municipal, de modo que se tenha uma solução definitiva para o caso desta estrada, tendo como ação de destaque, a impermeabilização dos trechos críticos, os quais somam 500 metros.
Diante do citado pedimos a compreensão de todos.
 
O Parque Estadual da Serra Azul possui atrativos de uso público que permanecem abertos todos os meses do ano. Tem-se como exceção apenas as terças-feiras, momento em que a Unidade de Conservação passa por manutenções diversas, sendo realizado a capina, roçagem, limpeza minuciosa em determinados locais, recolhimento de lixo, pinturas, reparos de danos, dentre outros.

Desde o início do ano até a presente data (20/07 – segunda-feira), visitaram o Parque passando pela Escadaria da Fé e Entrada Principal, 39.850 pessoas. Dentre essas, estiveram em seus veículos na quantidade de 2.620 motorizados. Pela Escadaria da Fé visitaram 32.569 pessoas (01 de janeiro a 19 de julho). Em suas bikes foram 338 ciclistas e em caminhada (a pé), 265 pessoas.
 
Esse público direcionou-se também para o acesso à trilha das cachoeiras, Centro de Atendimento ao Visitante e Discoporto, desfrutando assim, daquilo que a natureza pode proporcionar, o qual é um valoroso momento de calma e harmonia com a natureza, deslumbrando da bela paisagem de nossa região.

Reportagem do Araguaia Notícia com informações da Assessoria do Parque Estadual da Serra Azul

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Hirto Gervásio, em 23/07/22 às 20:08

    Parabéns a direção do parque.

 
 
 
Sitevip Internet