Notícias / Agricultura

10/07/22 às 19:44

Versatilidade do gotejamento subterrâneo possibilita a rotação do cultivo de grãos e tomate industrial em Goiás

Mariana Cremasco

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Versatilidade do gotejamento subterrâneo possibilita a rotação do cultivo de grãos e tomate industrial em Goiás

Lavoura de tomate irrigado por gotejamento subterrâneo, em 109 ha, no município de Piracanjuba – GO, projeto harmonizado com pivôs centrais existentes na fazenda.

Foto: Assessoria

O estado de Goiás é o primeiro no ranking nacional da produção de tomate, respondendo a 70% da produção nacional. Os solos com boa fertilidade, clima apropriado e a proximidade das principais indústrias do setor, tem fomentado cada vez mais o cultivo do tomate, com finalidade industrial.

As principais indústrias estão instaladas nos municípios de Abadiânia, Luziânia, Nerópolis, Vianópolis, Morrinhos, Turvânia, Anápolis, Cristalina, Orizona e Goiânia, transformando essas regiões em um verdadeiro polo da indústria de atomatados.

A variedade do tomate utilizado pela indústria é o rasteiro, portanto para que o fruto não entre em contato com umidade o plantio é realizado na época seca, e para suprir a demanda hídrica do tomateiro, os agricultores utilizam a irrigação. Através da irrigação por gotejamento e a fertirrigação produtores de Goiás já atingiram produtividades acima de 140 toneladas por hectare, com excelente qualidade do fruto e economia de insumos agrícolas, destacando os tratamentos fitossanitários. 

Muitos produtores realizam além do plantio do tomate industrial nas suas áreas o cultivo de grãos no verão, realizando uma rotação entre os cultivos. Desenvolvendo um projeto de irrigação personalizado, a Netafim oferece aos agricultores uma solução de irrigação por gotejamento subterrâneo que possibilita o produtor cultivar na mesma área soja, milho, feijão e a oportunidade também do cultivo do tomate industrial.

Muitas dessas áreas já são irrigadas por métodos tradicionais de irrigação, como os pivôs centrais, com o gotejamento temos a possibilidade de se realizar a harmonização entre os sistemas de irrigação, possibilitando que as áreas não irrigadas pelos pivôs (corners) sejam irrigadas por gotejamento subterrâneo, assim toda área passa a ser irrigada e potencializada, aumentando a produtividade e rentabilidade do produtor, utilizando parte das estruturas de reservatório, energia elétrica entre outras já existentes na fazenda. 



Sobre a Netafim
Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet