Notícias / Saúde

02/02/16 às 16:34

Saiba os prós e os contras de cada posição para dormir

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Uma boa noite de sono consegue ser um santo remédio para diversos males. Quem tem uma noite bem dormida sabe dos efeitos positivos que são sentidos no dia seguinte e na rotina. Além dessa sensação imediata de descanso, encontrar uma boa forma de passar a noite influencia também na saúde futuramente.
 
Isso porque essa atividade geralmente envolve 8 horas do dia. A posição eleita pode acarretar em dores nas costas ou ainda aliviar tensões acumuladas durante o dia. Cada um tem uma preferida, variando sempre e com novas técnicas. Entretanto, pensando no bem-estar do corpo, algumas delas possuem mais vantagens do que outras. Confira aqui uma lista para identificar a que conforma mais a postura correta do seu corpo.
 
De barriga para cima
Uma posição bastante comum e que não é assim tão prejudicial. Com a barriga para cima, o rosto não fica pressionado ao travesseiro, o que é uma boa para quem usa produtos como cremes durante a noite.
 
Além disso, o corpo consegue relaxar com facilidade, já que as articulações ficam apoiadas. Entretanto, a posição da coluna não é das melhores e pode acabar pressionando algumas das áreas do corpo.
 
Principalmente, porque ela não respeita tanto as curvas do corpo, o que pode ser melhorado com a ajuda de um colchão anatômico com espuma que se adequa ao peso e às formas. Para quem tem problemas com ronco ou apneia noturna, por exemplo, pode ser prejudicado já que a posição não é tão boa para respirar.

De bruços
Essa é a pior posição para dormir e a mais contraindicada pelos médicos e especialistas. Ela se assemelha com a posição anterior, por deixar o corpo reto e pressionar as extremidades. Além disso, o pescoço e a respiração também ficam comprometidos.
 
É preciso torcê-lo 90º para conseguir ar puro. Com o uso do travesseiro, tudo isso pior forçando e hiperestendendo essa área, causando dores cervicais no dia seguinte. Isso tudo acarretar em males maiores futuramente, já que a posição impacta até mesmo na postura durante a rotina. As dores aparecerão com o passar do tempo e não há muita solução que remedie esses problemas. Vale se adaptar a algumas mudanças para garantir que, aos poucos, a pessoa consiga modificar sua forma de dormir.
 
De lado
Considerada a posição ideal de sono, é preciso ter alguns cuidados para garantir que seja executada de maneira perfeita. A coluna fica alinhada e a curvatura do corpo é respeitada com a ajuda de alguns elementos.
 
Ao invés de ficar reta e pressionada contra o colchão, ela fica amparada e posicionada perfeitamente através dos encostos laterais. Cabeça e pés ficam também esticados e na altura certa, facilitando a circulação sanguínea por todo o corpo. Algumas medidas ajudam ainda mais e evitam qualquer desconforto.
 
É o caso de apostar em um bom travesseiro na altura certa, que não force o pescoço e mantenha a cabeça apoiada durante toda a noite. Outro travesseiro deve ser usado entre as pernas, garantindo que a pessoa consiga ficar sempre na posição perfeita.
 
Quem se mexe
Muita gente também possui o hábito de se mexer muito durante a noite. Esse fator pode ser um problema na hora de pensar uma posição perfeita na hora de adormecer. A melhor alternativa é buscar travesseiros, um ambiente confortável e uma cama boa e espaçosa para garantir que o corpo consiga se abrigar bem.
 
Tudo depende também do relaxamento, garantindo que haja mais calma e o corpo fique livre de qualquer estresse ou dor na hora de descansar. Quem se mexe muito pode também apresentar outros problemas de sono, que fazem com que o sono seja agitado e intranquilo, acordando ainda cansado. Isso pode ser resolvido com uma consulta médica e acompanhamento para garantir um sono que revigore as energias.
 
Como mudar?
Para quem já se acostumou com uma posição que causa dor, a melhor alternativa é tentar mudar aos poucos. Se livrar do costume é difícil, principalmente na hora de embalar no sono. Entretanto, o esforço é válido já que futuramente os benefícios serão sentidos.
 
É sempre bom buscar algumas alternativas e apostar em um bom colchão, que muda tudo. Vale pesquisar aqui, com entrega rápida e escolha feita pela internet sem sair de casa. Os diferentes tipos de colchão se adequam ao peso e tamanho de cada um, vale sempre pesquisar antes e saber qual é o ideal para você.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet