Notícias / Educação

17/05/22 às 12:16

UFMT recebe prefeitos para apresentar nova graduação

Bacharelado em Ciências e Tecnologia será o primeiro do Estado

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
UFMT recebe prefeitos para apresentar nova graduação

Foto: Assessoria

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou na tarde desta segunda-feira (16) de reunião com prefeitos e representantes municipais, para apresentação do primeiro curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia  (BCT) do Estado. No encontro o professor ressaltou a importância dessa graduação para aproximação e expansão da Instituição junto aos municípios, e o desenvolvimento de Mato Grosso.

“Essa é uma excelente oportunidade de levarmos a UFMT para mais regiões de Mato Grosso, com essa proposta que é o primeiro bacharelado em Ciência e Tecnologia a ser ofertado na modalidade a distância, com cerca de mil vagas. Esse curso foi pensado estrategicamente por meio do Câmpus de Várzea Grande e Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) para atender as necessidades e realidades das diversas regiões do Estado”, disse o reitor, completando que um curso semelhante já é realidade na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Durante sua fala, a Pró-reitora do Câmpus de Várzea Grande, professora Ilce de Oliveira Campos, destacou que  esse curso é o primeiro, e que está aberto às adaptações necessárias. A professora enfatizou que essa graduação terá a duração de três anos, com pretensão de futuramente reduzir para apenas dois.

O secretário de Tecnologia Educacional (Setce) da UFMT, professor Alexandre Martins dos Anjos, disse que o curso já foi aprovado junto ao MEC, e que essa primeira reunião com prefeitos e representantes municipais, marca a fase de levantamento de potenciais interessados em regiões estratégicas do Estado para realizarem a adesão enquanto pólo de educação a distância. 

"Esse convite que fizemos a prefeitos de algumas regiões de Mato Grosso, teve o intuito de apresentar a proposta desse curso que de certa forma é algo inovador, pois possibilita a formação, de forma remota, de alunos em nível de bacharelado, que em outro momento poderão optar por desenvolver cursos nas área de engenharia e auxiliar suas regiões no desenvolvimento econômico e social, como exemplos”, pontuou.

O curso contemplará em sua estrutura núcleos como matemática, empreendedorismo, metodologia, ciência dos dados, química, física e linguagens, distribuídas em cerca de 2.400 horas. A pretensão de implantação das atividades está prevista para outubro deste ano, que será por meio de edital que em breve será publicado.

Estiveram presentes na reunião os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Curso estimula criação de pólos em todo Estado 

Durante o encontro a equipe de professores idealizadores do projeto de curso apresentaram a estrutura da graduação proposta, destacando aos participantes dados dos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que apontam para o potencial de interesse ao curso, partindo dos números de ingressantes e egressos nas regiões estratégicas do Estado convidadas para o encontro. Com base nessa fundamentação a equipe comentou sobre a matriz de distribuição das vagas do BCT.

Presente na reunião, o prefeito da cidade de Tangará da Serra, Vander Alberto Masson, contou que para o seu município que abarca mais de 300 mil pessoas em seu entorno, a criação de um polo e a implantação do BCT na região vem ao encontro das necessidades de políticas públicas na área de tecnologia já pensadas pela gestão municipal.

“Ficamos felizes com o convite, e gratos a UFMT por desejar interiozar cursos de graduação para o Estado. Estamos abertos a essa parceria e pretendemos avançar para quem sabe no futuro termos um Câmpus da Instituição”, disse.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet