Notícias / Água Boa

30/01/16 às 00:09 / Atualizada: 30/01/16 às 00:20

Produtores recebem orientações para elaborar projetos técnicos

Capacitação realizada pela Sedec e parceiros visa fomentar práticas de produção sustentável

Maíza Prioli | Sedec-MT

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Criado em 2010 com o objetivo de incentivar a adoção de ações na agropecuária que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) disponibiliza linhas de crédito específicas para o produtor rural investir em práticas de produção mais sustentáveis. Porém um dos maiores entraves do produtor para conseguir os recursos é a elaboração do projeto técnico.
 
Visando orientar os produtores, técnicos e projetistas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros realizam, de janeiro a abril, um ciclo de capacitação técnica do Plano ABC. A primeira rodada ocorreu na semana passada na região Sul do estado e finalizou com capacitação em Rondonópolis, nos dias 26 e 27 de janeiro. Mais de 80 profissionais participaram do curso.
 
De acordo com a fiscal federal de agropecuária da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuária da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, Tatiana Dias de Brito, a elaboração do projeto em acordo com o Plano ABC precisa apresentar respostas para algumas perguntas.
 
“O projeto deve ser claro, objetivo e técnico, respondendo a algumas questões, como por exemplo: o que será implantado, melhorado, implementado na propriedade? Qual o nível tecnológico a ser utilizado? Quais ações a serem adotadas? Como serão executadas e quais os resultados esperados?”.
 
Ainda de acordo com Tatiana, a linha de crédito específica para a implantação do Plano ABC traz alguns benefícios exclusivos para o contratante, como taxas de juros bastante atrativas, que variam de 7,5% para produtores aderidos ao Programa de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp) a 8% para os demais produtores, prazo de carência de três anos e até 15 anos para pagamento do financiamento, dependendo da atividade.
 
São sete programas incluídos, que compreendem as tecnologias: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
 
Os recursos podem ser utilizados para diversos investimentos, como aquisição de insumos, sementes e mudas para formação de pastagens e de florestas; aquisição de bovinos, ovinos e caprinos, para reprodução, recria e terminação, e sêmen dessas espécies; serviços de agricultura de precisão, desde o planejamento inicial da amostragem de solo à geração dos mapas de aplicação de fertilizantes e corretivos; entre outros.
 
Capacitação
 
A próxima rodada do ciclo será realizada a partir de 11 de fevereiro, na região Leste de Mato Grosso, passando por: Barra do Garças, Água Boa, Confresa (workshop) e Nova Xavantina (capacitação). As inscrições começam em breve.
 
A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat, Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.
 
“Os workshops funcionam como um chamamento para que os produtores rurais, projetistas e técnicos fiquem instigados sobre como funciona o Plano ABC. Já as capacitações têm como público-alvo projetistas e técnicos. Nelas eles são orientados sobre como funcionam as tecnologias, todo o passo a passo para acessar os recursos e como montar o projeto”, destaca o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.
 
O superintendente de Desenvolvimento Rural da Seaf, Clovis Fortes, acrescenta que as capacitações são o ponto inicial e crucial para atingir o objetivo do Plano ABC. “Nossa expectativa é que Mato Grosso saia do anonimato na utilização dessas tecnologias para ser o maior protagonista em nível Brasil e até mesmo mundial”.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Região Leste:
 
Workshop:
     - Barra do Garças: 11/02 às 19h30 – local a definir
     - Água Boa: 12/02 às 8h – Sindicato Rural
     - Confresa: 12/02 às 19h30 – Sindicato Rural
 
Capacitação:
  - Nova Xavantina: 16 e 17/02 - Período Integral – Sindicato Rural
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet