Notícias / Policial

29/01/16 às 09:17 / Atualizada: 29/01/16 às 16:36

OPERAÇÃO CARGA MÁXIMA - Mais de 100 pessoas são presas nesta quinta-feira em todo o estado de MT

Objetivo foi atacar o tráfico doméstico de drogas e cumprir mandados de prisão em aberto, principalmente relacionados a crimes violentos

Diário de Cuiabá

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
OPERAÇÃO CARGA MÁXIMA - Mais de 100 pessoas são presas nesta quinta-feira em todo o estado de MT

Policiais civis e militares se unem no combate à criminalidade: mais de uma centena de pessoas foram presas nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou ontem (28), uma ofensiva contra a criminalidade, denominada operação “Carga Máxima”. A operação é uma estratégia para redução da criminalidade, com emprego de todo o efetivo operacional num trabalho conjunto entre policiais civis e militares.

Nas primeiras horas da manhã foram presas 30 pessoas – entre cumprimento de mandado de prisão e flagrantes. Esse número passou de uma centena no final do dia. Os policiais apreenderam 12 quilos de entorpecentes – entre maconha e pasta-base de cocaína.

A operação Carga Máxima retirou de circulação 21 armas, cerca de 2.300 munições de diversos calibres e recuperou 21 veículos – picapes, caminhões, pá-carregadeira e trator - roubados ou furtados. Em Sinop, no Norte do estado, foram apreendidos defensivos agrícolas avaliados em R$ 5 milhões.

Segundo o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Joelson Sampaio, a operação ocorreu de forma simultânea em todos os municípios. “Estamos desenvolvendo um esforço operacional nos 15 polos sedes das regiões integradas de Segurança Pública e principalmente, em municípios menores como Juara, Colniza, Marcelândia, Guarantã do Norte, Barra do Garças, entre outros”, destacou ele, no início da manhã.

Sampaio frisou que o objetivo é atacar o tráfico doméstico de drogas e cumprir mandados de prisão em aberto, principalmente relacionados a crimes violentos.

Tiveram atenção especial os locais onde há maior incidência de crimes, conforme estudo realizado pelo setor de Estatística e Análise Criminal da Sesp.

“A Operação Carga Máxima é baseada num minucioso levantamento do setor de inteligência na identificação desses pontos de venda de drogas e das principais lideranças criminosas, especialmente as que possuem mandados de prisão em aberto”, assinalou.

Durante a Operação, policiais militares realizaram simultaneamente a checagem de pessoas, veículos por meio de barreiras móveis em todos os municípios.

"ANTONOV" - Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela PJC em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá), na quarta-feira (27.01), durante a ação “Antonov” - inserida na operação “Carga Máxima”.

A ação resultou na apreensão de 2,3 mil munições de vários calibres e prisão em flagrante de cinco pessoas pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito e associação criminosa. Também foram retiradas de circulação sete armas de fogo, além de um laser instalado em uma espingarda calibre 22.

As buscas foram em cumprimento às ordens judiciais expedidas pela Comarca de Criminal de Primavera do Leste. Os mandados foram representados pela Polícia Civil de Primavera do Leste após investigações que identificaram pontos suspeitos de drogas, armas e munições na comunidade conhecida como “Colônia Russa”, a 40 km do centro da cidade.

Quatro pessoas foram presas em flagrante e conduzidas para a delegacia. O quinto detido é integrante de uma quadrilha e estava escondido há cinco dias, após o grupo praticar um roubo em Primavera do Leste. Segundo o delegado Adriano Marcos Alencar, o suspeito se escondeu em uma região de mato e foi localizado na noite de terça-feira (26.01) após sair do esconderijo em um entroncamento chamado “Gaúcha”, entre a cidade e o município de Santo Antônio do Leste (379 km da Capital). (Com Assessoria/PJC)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet