Notícias / Saúde

28/01/16 às 17:33

Uma das trigêmeas que tem oito irmãos morre de derrame em MT

Maria Letícia tinha pouco mais de 2 meses de vida e morava em Querência. Laudo de necropsia apontou morte natural causada por doenças congênitas.

Lislaine dos Anjos Do G1 MT

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Uma das trigêmeas que tem oito irmãos morre de derrame em MT

Trigêmeas nasceram prematuras, em novembro de 2015; Maria Letícia faleceu no domingo (24)

Foto: André Ferreira/ G1

Uma das trigêmeas que nasceu prematura em novembro de 2015 em Cuiabá morreu, no último domingo (24), em Querência, a 912 km da capital, onde morava. Maria Letícia tinha pouco mais de dois meses de vida e faleceu por conta de uma doença congênita no coração, segundo contou a mãe, a dona de casa Agna Rodrigues Siqueira, de 38 anos.

“Ela já nasceu com apenas um pulmão, então já inspirava cuidados. Na manhã de domingo, ela teve uma parada cardiorrespiratória e eu a levei rapidamente ao hospital, mas ela não resistiu. Segundo os médicos, ela morreu por conta de 'água no coração'”, disse.
 
A doença a qual a mãe se refere, conhecida popularmente como “água no coração”, trata-se de um derrame pericárdico, conforme explicou a cardiologista Cristina Gama. “O coração tem uma membrana, como se fosse um saco. O derrame pericárdico ocorre quando, nessa cavidade, se acumula fluido, que pode ser sangue, secreção, não necessariamente água, apesar de ser conhecida por esse nome”, explicou.

Segundo a cardiologista, esse tipo de derrame pode levar à morte caso seja grande o volume de fluido acumulado ou tenha sido uma acumulação de instalação rápida. O laudo da necropsia feita em Maria Letícia apontou que a criança morreu de morte natural, por já ter nascido com duas doenças congênitas, sendo uma no coração e outra no pulmão.

O Conselho Tutelar da cidade foi informado do caso para que acione a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de pedir que sejam realizados exames e o acompanhamento das duas irmãs de Maria Letícia. O objetivo é verificar se alguma delas sofre das mesmas doenças congênitas da irmã, para que recebam o tratamento necessário.
 
Mãe segura os bebês no colo após alta hospitalar (Foto: André Ferreira/ G1)Mãe com as três filhas no colo, em dezembro de 2015, em Cuiabá (Foto: André Ferreira/ G1)
 
Exames em Cuiabá

Segundo Agna, ela e as gêmeas Maria Eduarda e Maria Vitória devem se deslocar até Cuiabá ainda nesta semana, para que as bebês sejam internadas e passem por exames de rotina. Quando nasceram, as trigêmeas chegaram a passar um mês internadas no Hospital Geral Universitário, na capital, para ganharem peso.

Na ocasião, a mãe ficou hospedada em uma casa de apoio. Ela voltou para casa com as filhas em dezembro passado, após o transporte ser oferecido pela Prefeitura de Querência. Desde então, a família conta com doações de leite e roupas para as bebês, uma vez que Agna estava desempregada e o pai das meninas, que é pintor, também estava sem trabalhar.

Como nasceram prematuras, as meninas devem vir à Cuiabá uma vez por mês, para acompanhamento médico.

Agna está no terceiro casamento, e os outros oito filhos são dos dois primeiros casamentos. Todos estão com os respectivos pais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet