Notícias / Agronegócios

28/01/16 às 14:51

Programa de imunidade previne as principais doenças do gado leiteiro de alta produtividade

LN Comunicação

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
São Paulo, 28 de janeiro de 2015 – O atual cenário econômico tem inflacionado todos os setores, inclusive, a pecuária leiteira. De acordo com a Scot Consultoria, em dezembro, o custo de produção da atividade leiteira de 2015 subiu 15,7% quando comparado a 2014. Com a margem de lucro “apertada”, muitos pecuaristas submetem o rebanho a situações extremas de exigências nutricionais, produtivas, reprodutivas e sanitárias para recuperar o déficit de produção.

Mas isto é um perigo para o bom desempenho do gado, pois torna o sistema imunológico do animal frágil e suscetível às doenças. E se o rebanho for contaminado, eis uma bela dor de cabeça para o criador! Ou seja, com a dificuldade em manter a eficiência reprodutiva, as taxas de descarte involuntário aumentam, causando grandes prejuízos.

Como surgem as doenças e como evitá-las? - Elas estão inter-relacionadas ao período do periparto ou fase de transição (entre as três semanas anteriores e posteriores ao parto). Durante este processo, a vaca passa por um estado de estresse, alterações hormonais, metabólicas e fisiológicas. É nesta fase que podem surgir as doenças.

A metrite – principal vilã da pecuária leiteira é causada pela inflamação do endométrio (camada interna do útero) durante a fase de dilatação antes do parto. Já a cetose é uma desordem metabólica associada ao período do parto de vacas de alta produtividade. A mastite é a infecção das glândulas mamárias, de fácil transmissão contagiosa entre as vacas, ocorre em períodos de lactação ou secos. Há outras doenças como: retenção de placenta, acidose, laminite, etc.
 
 Para prevenir o gado de doenças, criadores de todo o país têm buscado investir em soluções que possam oferecer mais resistências a estas vacas leiteiras, uma das alternativas encontradas é o programa Immunity+™ da Semex Brasil (foto ao lado). “Sempre trabalhamos com a genética Semex e temos resultados fantásticos. Com a Semex produzimos as vacas do jeito que idealizamos. Além disto, a Rhoelandt é a única fazenda que coleciona oito premiações de criador supremo, lactações e classificações significativas, comenta Ronald Rabbers, agropecuarista da fazenda Rhoelandt, em Castro (PR).
 
O programa Immunity+™ é formado por um grupo de touros geneticamente testados e selecionados com alta resposta imune e herdabilidade.  Os animais são mais resistentes às doenças e suas características são transmitidas para suas filhas.

Os touros do programa Immunity+™ produzem filhas com esse equilíbrio devido à alta herdabilidade, que chega a 30%, proporcionando menor incidência de doenças, melhorando a resposta para vacinas comerciais, promovendo alta qualidade na produção de colostro (primeiro leite secretado), além de uma vida mais longa e saudável.
 
Sobre a Semex: A Semex Brasil é uma das empresas líderes no mercado mundial de genética bovina, atuando no país desde 1995 como distribuidora exclusiva da canadense Semex Alliance. Esta posição é resultado dos mais de 400 touros provados anualmente e das mais de 1 milhão de doses vendidas até o momento. Inaugurada em Jundiaí (SP), a empresa transferiu sua sede administrativa para a cidade de Blumenau (SC) em 2008 e, atualmente, está instalada em uma área de mais de dois mil metros quadrados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet