Notícias / Meio Ambiente

27/03/22 às 13:42

Mesmo após o fim da piracema, fiscalização contra a pesca predatória é realizada durante todo o ano pela Sema-MT

Ações contra a pesca predatória são realizadas de forma constante em todas as regiões de Mato Grosso.

Suzana Ataide | Sema/MT

com redação Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Mesmo após o fim da piracema, fiscalização contra a pesca predatória é realizada durante todo o ano pela Sema-MT

Fiscalização da Sema.

Foto: Sema/MT

A fiscalização contra pesca predatória da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) é realizada de forma constante em todas as regiões de Mato Grosso, mesmo após o fim da piracema. Nos 15 primeiros dias de março, foram apreendidos, em ações contra crimes ambientais, 46 kg de pescado, 26 kg de carne de caça e aplicados R$ 45 mil em multas.

Essa operação de rotina é essencial para o exercício do trabalho das equipes de fiscalização de fauna. A partir delas é possível identificar os locais que estão havendo atividades ilícitas e coletar informações. De acordo com a Coordenação de Fiscalização de Fauna, os levantamentos coletados nessas operações servem de subsídio para novas ações específicas.

As ações também contribuem para uma proximidade com a comunidade local. “Tanto com os ribeirinhos, quanto com os pescadores profissionais e os turistas. Nós conseguimos fazer o nosso papel orientativo e isso é essencial para a nossa atividade, estreitar os laços com a comunidade”, explica o Coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Alan Silveira.

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental trabalha em parceria com a Sema e participa ativamente dessas fiscalizações de rotina, no atendimento de denúncias, coleta de informações e reforça as equipes onde há maior incidência na região do estado.

O coordenador de Fiscaliação de Fauna destaca que é importante que essa atividade em campo seja constante, que rios sejam monitorados, assim como estradas, locais de trânsito e regiões que tenham incidência de caça.

“A nossa ideia principal é preservar o meio ambiente, garantir que o estoque pesqueiro se mantenha nos rios, que os animais continuem vivos e continuem no seu habitat natural”, afirma Alan Silveira.


Relatório Parcial de Março

Foram apreendidos, nos primeiros 15 dias de março, pelas equipes de fiscalização de pesca da Sema 13 redes, 6 tarrafas, 3 armas, 4 embarcações e 3 motores de popa. 6 pessoas foram conduzidas para a delegacia.


Denúncias

Qualquer cidadão pode denunciar crimes ambientais em diferentes canais de atendimento: telefone, e-mail, pelo aplicativo MT Cidadão e pessoalmente. O horário de funcionamento da ouvidoria é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.

Telefone: 0800 065 3838
Whatsapp: (65)99321-9997
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá-MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet