Notícias / Cidades

26/01/16 às 08:50

ORIENTAÇÃO - Sedec realiza capacitação sobre o Plano ABC em Rondonópolis

Meta é reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE)

Maíza Prioli Assessoria/Sedec-MT

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Começa nesta terça-feira (26.01), às 8h, em Rondonópolis, a capacitação técnica do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros. O evento segue até terça-feira (27.01) e tem como público-alvo projetistas e técnicos. As vagas já foram preenchidas, entretanto é possível se inscrever para o cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sistemafamato.org.br.
 
O ciclo de workshop e capacitação do Plano ABC iniciou na semana passada. Foram realizados workshops na região Sul do Estado, nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste e Alto Garças. A capacitação em Rondonópolis é voltada para os técnicos desta região.

A partir de 11 de fevereiro, os eventos serão realizados na região Leste, passando por Barra do Garças, Água Boa, Confresa (workshop) e Nova Xavantina (capacitação).

A capacitação em Rondonópolis será realizada por técnicos da Embrapa Agrossilvipastoril, que abordarão temas como: tecnologia do Plano ABC e orientações para a obtenção de financiamento pelo programa ABC/Mapa via Banco do Brasil. Na terça-feira (27.01), parte da programação será realizada na fazenda Gravataí, em Itiquira.
 
Segundo o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, a capacitação vai orientar os técnicos sobre o correto procedimento para montar projetos que possam ser inseridos no Plano ABC. “Nelas eles serão informados de como funcionam as tecnologias, todo o passo a passo para acessar os recursos e como montar o projeto”.
 
Plano ABC - O Plano ABC é uma política pública que apresenta o detalhamento das ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima para o setor agropecuário. O plano tem como meta reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE).
 
Mato Grosso já tem o seu programa em andamento e uma das primeiras ações é a capacitação e a divulgação das linhas de crédito. O plano prevê ainda incentivos financeiros aos produtores rurais que adotarem as técnicas de agricultura sustentável, de baixo carbono.
 
A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat,Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
Região Sul
Capacitação:
     - Rondonópolis: 26 e 27/01 - Período integral – Sindicato Rural/ Fazenda Gravataí
 
Região Leste
Workshop: 
     - Barra do Garças: 11/02 às 19h30 – local a definir
     - Água Boa: 12/02 às 8h – Sindicato Rural
     - Confresa: 12/02 às 19h30 – Sindicato Rural
Capacitação: 
     - Nova Xavantina: 16 e 17/02 - Período Integral – Sindicato Rural
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet