Notícias / Negócios

20/01/16 às 18:27

Eficiência energética começa a aparecer em novos projetos arquitetônicos

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
As altas temperaturas fazem com que os arquitetos comecem a pensar em projetos arquitetônicos que promovam maior conforto térmico para os usuários sem utilizar aparelhos refrigeradores e, ainda, reduzam o consumo de energia. Assim, é possível unir o ambiente agradável ao conceito de sustentabilidade.
 
A partir desta junção, os profissionais estão investindo em eficiência energética nas ideias de construção, utilizando novas tecnologias e recursos naturais, tanto em residências como em edifícios empresariais, aproveitando, assim, o que a natureza pode oferecer ao homem, sem agredi-la.
 
Um dos métodos que faz com que o projeto tenha esta característica é o uso de coberturas verdes sobre os telhados. Mais do que reduzir a temperatura interna da construção, elas ampliam a área útil do imóvel e do terreno e formam paisagens deslumbrantes.
 
Se essa não for uma opção viável, uma forma de manter a temperatura interna mais amena é investir em telhas térmicas, que chegam a bloquear até 95% do calor e do frio, devido ao seu acabamento diferenciado. Outras vantagens são a facilidade de instalação e o baixo custo de manutenção.
 
Esse tipo de telha, também conhecida como termoacústica, pode ser feita a partir de diversas matérias-primas, inclusive sustentáveis, sendo perfeita para ajudar o meio ambiente. É possível escolher o tamanho, a espessura e a cor que mais combina com a sua construção.
 
Pouco conhecidos, mas muito eficientes, os vidros de controle solar ajudam no conforto térmico e na economia de energia. Este item é capaz de reduzir o calor provocado pelos raios solares, mas não compromete a claridade, fazendo com que você não precise acender as luzes enquanto ainda está claro.
 
Uma alternativa aos vidros de controle solar é a instalação de películas adesivas que contêm a mesma funcionalidade e não deixam a desejar se comparadas a eles. A vantagem é que elas são opções mais baratas no mercado e podem ser uma saída para quem procura reduzir os custos.
 
Apesar de poucos saberem, outro recurso que faz com que a temperatura interna seja amenizada e as contas de luz apresentem valores mais baixos é a troca das lâmpadas da casa. As do tipo LED são mais eficientes, consomem menos energia para iluminar o local e geram menos calor para o ambiente.
                                  
Selo sustentabilidade
Para que um projeto se enquadre no selo de sustentabilidade, é preciso muito mais do que fontes de energia alternativas e ser “amigo” do meio ambiente. Ele também deve se adequar e trazer bem-estar para a comunidade que vive em seu entorno.
 
Além disso, o projeto arquitetônico sustentável deve trazer diversos benefícios desde a sua idealização até a redução dos custos de investimento e de operação, por exemplo. Assim como a diferenciação e a valorização do produto, novas oportunidades de negócios e satisfação devem ser levadas em conta.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet