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20/01/16 às 09:47 / Atualizada: 20/01/16 às 09:58

INFRAESTRUTURA - Empreiteiras receberam R$ 640 mi em 2015 na Sinfra

Orlando Morais Jr. / Mídia News

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

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INFRAESTRUTURA - Empreiteiras receberam R$ 640 mi em 2015 na Sinfra

Obra na MT 240 de Agua Boa a Nova Nazaré

Foto: Celso Blemer/Água Boa News

Mesmo não tendo investido, como gosta de repetir o governador Pedro Taques (PSDB), “nem um real na obra do VLT” de Cuiabá, a atual gestão estadual pagou em 2015 mais de R$ 640 milhões a empreiteiras que prestam ou em algum momento prestaram serviço ao governo.

Levantamento feito pelo MidiaNews com base nos dados fornecidos pelo Sistema de Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan), hoje ligado à Secretaria de Estado de Fazenda, mostra que pelo menos 24 empreiteiras receberam a maior parte dos recursos investidos pela atual gestão em seu primeiro ano: exatos R$ 642.143.842,99 (veja tabela abaixo).

O montante foi utilizado para pavimentação e restauração de rodovias, construção de pontes e manutenção de estradas, além de obras urbanas e amortização de dívidas feitas em gestões anteriores.

Não estão incluídos investimentos feitos indiretamente pelo governo do Estado, como por exemplo, na obra do novo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, cujas empreiteiras (Concremax e Lotufo) são pagas pela prefeitura, mas R$ 50 milhões sairão do cofre estadual. E nem repasses feitos a associações responsáveis por manutenção de estradas.

De acordo com o Fiplan, a empreiteira que mais faturou na Gestão Taques, até aqui, foi a Guaxe Encomind, R$ 88,4 milhões – sendo R$ 47,8 milhões repassados nominalmente à Encomind e R$ 40,5 milhões repassados à Guaxe, hoje dona da Encomind.

A Encomind é responsável por restaurar 44,3 quilômetros da MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. O contrato de R$ 23,2 milhões foi fechado no último ano da gestão de Silval Barbosa.

A segunda empreiteira que mais faturou em 2015 em Mato Grosso foi a Construtora Campesatto Ltda.: R$ 77,8 milhões. Entre outras obras, a empresa trabalha na pavimentação da MT-170, mais especificamente dos 32 quilômetros entre Juruena e Cotriguaçu, municípios do Norte do Estado.

A Agrimat Engenharia e Empreendimentos Ltda. foi a terceira que mais recebeu recursos em 2015: R$ 74,8 milhões.

A empresa fez a duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT-444) e agora pavimenta 38,6 quilômetros entre os municípios de Água Boa e Nova Nazaré. (Confira na tabela abaixo as principais obras de infraestrutura lançadas na atual gestão).

A Construtora Trípolo, com R$ 61,4 milhões, e a Três Irmãos Engenharia, com R$ 46,3 milhões, vêm em seguida como as empreiteiras que mais receberam em 2015.

Esta última, que tem como um dos sócios o ex-deputado estadual Carlos Avalone, do mesmo partido do governador, entrou com pedido de recuperação judicial em junho do ano passado. Somente no mês de abril, a Três Irmãos recebeu mais de R$ 23 milhões.

Apenas três empreiteiras, das 24 que mais tiveram recebimentos em 2015, fizeram doações em seus nomes – ou no de seus sócios – à campanha eleitoral do governador Pedro Taques.

A Sanches Tripoloni, que faturou R$ 42,8 milhões do governo, doou R$ 200 mil à campanha.

A Destesa Terra Construções doou R$ 100 mil durante as eleições e faturou R$ 29,7 milhões em um ano.

E a JM Terraplenagem e Construções, que doou R$ 500 mil à campanha, já recebeu R$ 20 milhões.

Orçamento de R$ 1 bi
Dos R$ 642,1 milhões gastos pela atual gestão com empreiteiras, pouco mais de R$ 400 milhões foram pagos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), de acordo com o secretário Marcelo Duarte.

Segundo ele, a precariedade do setor de infraestrutura em Mato Grosso demandaria hoje um investimento muito maior do que foi feito no ano passado. “Fizemos um levantamento e verificamos que a necessidade, hoje, é de R$ 10 bilhões”, afirmou.

“É por isso que estamos pleiteando a criação do novo Fethab, queremos que o governo faça operações de crédito e outras medidas que nos possibilitem fazer investimentos à altura da necessidade de Mato Grosso”.

De acordo com Marcelo Duarte, para 2016 a Sinfra tem um orçamento de R$ 1 bilhão, o dobro de 2015, desde que se concretizem os convênios previamente acertados com o governo federal e outros.

“Estamos tocando 41 obras de pavimentação dentro do programa Pró-Estradas, sem contar com as restaurações, nas quais vamos atuar fortemente neste ano”, informou.

Dentre as obras que o secretário reputa como as mais importantes estão a da MT-251 (Cuiabá-Chapada) e da MT-246 (entre Barra do Bugres e Jangada).

Segundo ele, o governo trabalha também na duplicação da MT-040, que liga a Capital a Santo Antônio de Leverger; na restauração da MT-130, que liga as cidades de Primavera do Leste e Paranatinga e possui um alto índice de acidentes por conta da precariedade do asfalto; na pavimentação da MT-423, entre Cláudia e União do Sul; e na MT-220, que liga a BR-163 ao município de Tabaporã.

Neste ano, a Sinfra também deve trocar as atuais pontes de madeira da rodovia Transpantaneira por pontes mistas, uma vez que o turismo na região foi prejudicado em 2015 por causa da dificuldade de acesso.

Auditorias
Em 2013, o escritório da Guaxe foi alvo da Operação Ararath, que investiga crimes contra o sistema financeiro.  A Polícia Federal investiga transação feita pela Encomind com a Amazônia Petróleo.
Em relação ao pagamento de empreiteiras atualmente sob investigação, Marcelo Duarte afirmou que não cabe a ele, mas à Justiça, fazer questionamentos e julgar.

“Você assume o governo com contratos assinados e obrigações a cumprir. Todos esses contratos e pagamentos são auditados. O meu trabalho é verificar se a empresa está fazendo o serviço para o qual foi contratada, até porque o que o cidadão nos cobra a entrega do serviço”, afirmou.

“Quando não há ilicitude, temos que acatar os contratos assinados e procurar tocar a obra”.
 
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