Notícias / Ação Social

18/11/21 às 09:30

Santa Cruz do Xingu abre atendimentos da 3° Expedição Araguaia-Xingu

Alcione dos Anjos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Santa Cruz do Xingu abre atendimentos da 3° Expedição Araguaia-Xingu

Foto: Alair Ribeiro

A população de Santa Cruz do Xingu (1245 km de Cuiabá) atendeu ao chamado do Poder Judiciário e parceiros e compareceu em peso à Escola Estadual Santa Cruz, centro do município, para o primeiro dia da 3° Expedição Araguaia-Xingu, nesta quinta-feira (18). Realizadas por meio da Justiça Comunitária e 26 parceiros, as ações ocorreram das 8h até às 17h.
 
Umas das primeiras contempladas com os serviços foi a técnica administrativa Andreia Albrechet, 30. Ela procurou a equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) para verificar o andamento do processo de pensão alimentícia, pois o ex-companheiro não paga há dois anos. Como não tem mais contato com o pai da filha, foi orientada pela conciliadora Ana Maria Fernandes de Souza, a buscar a Promotoria da Comarca de Vila Rica, que abrange o município.
 
"Gostei da Expedição aqui, pois nossa cidade é muito carente de serviços. Para qualquer informação precisamos ir até Vila Rica, que fica a 300 km, gastar com ônibus ou combustível, hospedagem e alimentação. Agora já tenho um direcionamento, sei onde preciso ir", aponta Andreia. "Com essa pandemia as coisas ficaram ainda mais complicadas. Espero que vocês retornem outras vezes para nós ajudar", pede.
 
A servidora municipal, Geni Maemet, 62 anos, foi se informar sobre a aposentadoria e saiu com o benefício aprovado. De acordo com o chefe do serviço de benefícios da gerência do INSS em Cuiabá, Thompson Queiroz de Campos, dona Geni já tem 16 anos e 10 meses de contribuição e mais de 61 anos de idade, pré-requisito para solicitar a aposentadoria por idade urbana. "Trabalhei na roça desde os 7 anos, mas não estava conseguindo a aprovação. Fui bem atendida e explicaram como se comprova da contribuição que garante a minha aposentadoria. Fiquei feliz", conta.
 
Outro parceiro presente na ação é o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Segundo o chefe de cartório da 16° Zona Eleitoral de Vila Rica, Ítalo Reis Acácio, Santa Cruz do Xingu tem cerca de 1800 eleitores. As maiores demandas são por alistamento de novos eleitores, transferência de título eleitoral ou quitação de multas por não comparecimento nas últimas eleições sem justificativa. "A expedição é uma oportunidade para o eleitor regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral sem precisar se deslocar até a comarca mais próxima, que é Vila Rica".
 
A chefe do Executivo municipal, Joraildes de Souza, conhecida por Prefeita Jô, acompanhou a atividade e elogiou a organização do evento. "A população está muito feliz com a parceria com o Judiciário que trouxe essa gama de serviços para Santa Cruz e muitos atrativos", comentou. "O que a população mais pediu foi para fazer o exame de vista e receber os óculos. Além do casamento comunitário. Muitas famílias vão poder oficializar a união", citou.
 
Trajeto - Para que todos os serviços pudessem ser oferecidos em Santa Cruz do Xingu, a equipe da Expedição Araguaia-Xingu enfrentou dois dias de estrada. Muitos buracos nas vias sem pavimentação, poeira em alguns pontos e lama em outros, já que o período chuvoso começou.
 
Para garantir a segurança, todo o trajeto é feito em comboio. Sempre na frente a equipe da Defesa Civil, parceira da Justiça Comunitária desde a primeira edição da Expedição, formada por 4 membros e comandada pelo Sargento José Bruno. "Nossa responsabilidade é toda ação logística da Expedição. Tanto durante o deslocamento da comitiva quanto no dia do evento", explica Bruno.
 
A maior preocupação da Defesa Civil está sendo com as chuvas, durante o deslocamento da comitiva, pois pioram as condições das estradas, e com os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde para reduzir os riscos de contaminação pelo Coronavírus durante os atendimentos. "A previsão da meteorologia era de mais chuva do que de fato tivemos até agora", revela. "Só entra na escola pessoas com máscaras faciais, disponibilizamos álcool para higiene das mãos e orientamos sobre o distanciamento social", reforça.
 
Casamento Comunitário - No final da tarde, a Expedição Araguaia-Xingu promoveu a cerimônia civil e oficializou a união de cinco casais do município.
 
Entre eles, o técnico de telecomunicação Saulo José de Souza Júnior, 30, é a funcionária pública Rayane Rodrigues Nascimento, 31, que estão juntos há sete anos, e tem uma filha de 2 anos. " Só tenho a agradecer, primeiro a Deus e depois a vocês que trouxerem essa Expedição", afirmou Saulo. "É um sonho realizado. Agora não tem como ele correr", brincou Rayane exibindo orgulhosa a certidão de casamento.
 
A cerimônia foi realizada pela juíza da Paz Gema Domitika Bigaton, do 2° Tabelionato de Notas e Registros Civis de Santa Cruz do Xingu.
 
Parceiros - O juiz coordenador estadual do Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, o Dr Tony, reforçou que a Expedição só ocorre graças às parcerias fechadas com o Poder Judiciário. Nesta edição mais de 100 profissionais das entidades e voluntários estão envolvidos.
 
Em Santa Cruz do Xingu além dos parceiros citados na matéria participam representantes da Politec (confecção de RG), PM, PJC, Bombeiros, TRT (doação de lentes e armações de óculos e distribuição de cartilhas educativas), Senar (caminhão para atendimento médico e odontológico, palestras), Marinha, MPE, Receita Federal (CPF e doações de roupas), Seciteci, Secel, Setasc, Detran, Secretaria de Saúde de Cuiabá (doação de medicamentos), Juvam (doação de mudas), Energisa (troca de lâmpadas e orientações), Escola de Cabeleireiros Galvan (corte de cabelos), Defensoria Pública, e secretarias da prefeitura.
 
Nesta sexta-feira (19) a comitiva segue para São José do Xingu, onde realizará dois dias de atendimentos. Confira a programação abaixo
 
Programação
 
Data: 20/11 - 8h30 às 17h
21/11 - 8h30 às 16h
Local: Escola Estadual Antônio Gomes Primo
 
Santa Terezinha
Data: 23/11 - 8h30 às 17h
Data: 24/11 - 8h30 às 17h
Local: Creche Municipal de Santa Terezinha
 
Luciara
Data: 26/11 - 8h30 às 17h
Data: 27/11 - 8h30 às 17h
Local: Escola Estadual Juscelino Kubistchek
 
São Félix do Araguaia
Data: 30/11 - 8h30 às 17h
Local: Escola Estadual Hilda Rocha Souza
 
Cocalinho
Data: 02/12 - 8h30 às 17h
Data: 03/12 - 8h30 às 17h
Local: Escola Municipal José Umberto Moreira

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet