Notícias / Justiça

09/11/21 às 11:33

Poder Judiciário de MT prepara ações para a 19ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Dani Cunha / Comunicação TJMT

com redação Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Os processos de violência doméstica e familiar que tramitam nas 79 comarcas de Mato Grosso serão priorizados entre os dias 22 e 26 de novembro em virtude da 19ª Semana Justiça pela Paz em Casa. Neste período, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher) realizará várias ações para serem desenvolvidas na Capital e no interior do Estado.
 
Magistradas e magistrados julgarão o maior número de processos referentes à Lei Maria da Penha, um dos objetivos da campanha, além de promoverem ações para informações acerca do tema.
 
Em todo Estado serão intensificadas as sentenças, despachos e decisões, além de audiências e júris de feminicídio. Cada Comarca será responsável pela realização das audiências, palestras e outras ações.
 
Além do encaminhamento de ofício para as comarcas reiterando a concentração de esforços para o julgamento de processos, será realizada a capacitação para oficiais de justiça nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Cartazes da campanha da 19° Semana da Justiça pela Paz em Casa já foram encaminhados para as comarcas e cartilhas com informações sobre o enfrentamento à violência doméstica estão sendo confeccionadas e que também serão enviadas para as unidades judiciárias de todo Estado.
 
“Solicitamos empenho aos juízes e juízas para que possamos concentrar esforços no andamento dos processos de violência doméstica e familiar durante os dias da 19° Semana da Justiça pela Paz em Casa, que será realizado no período de 22 a 26 de novembro. Igualmente, será promovida a capacitação dos oficiais de justiça, a exemplo do que já foi realizado para as equipes multidisciplinares, técnicos das redes de enfrentamento e para os agentes comunitários de justiça e cidadania das várias comarcas do Estado. Uma série de ações voltadas ao atendimento humanizado e ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher”, informa a coordenadora da Cemulher e vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
A Justiça pela Paz em Casa é uma ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com os tribunais brasileiros, realizada desde 2015, que ocorre três vezes ao ano. A primeira, em março, marca o Dia da Mulher; em agosto é realizada a segunda, em atenção ao aniversário de sanção da Lei Maria da Penha. Em novembro ocorre a última para celebrar o dia 25, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.
 
A Cemulher e Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) coordenam a ação na esfera estadual.
 
Mais informações sobre as ações de enfrentamento à violência doméstica, dados e estatísticas, capacitações, aplicativo SOS-Mulher e medida protetiva on-line, entre outros, podem ser conferidos no hotsite da Cemulher do TJMT.
 
Quebre o ciclo – O Poder Judiciário de Mato Grosso realiza a campanha permanente ‘A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo’. A ação reforça a importância da denúncia, mostra os tipos de violência sofridos pelas mulheres, além de mostrar vários aspectos e resultados da violência doméstica por meio de matérias produzidas pelo Judiciário estadual, disponibilizadas nos canais oficiais do TJMT e difundidas por meio dos parceiros da campanha.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet