Notícias / Acidentes

18/01/16 às 23:22

Laudo aponta falhas do piloto em acidente que matou Fernandão

Relatório do Cenipa mostra que ele não era habilitado para voos noturnos. Condições meteorológicas eram favoráveis e não houve falha no helicoptero.

Vitor Santana Do G1 GO

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Laudo aponta falhas do piloto em acidente que matou Fernandão

Foto: Globo Esporte

O relatório final sobre a queda do helicóptero que matou o ex-jogador Fernandão e mais quatro pessoas, divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), aponta que o piloto tomou algumas decisões que contribuíram para o acidente. Entre elas está o fato de que Milton Ananias não tinha habilitação para fazer voo noturno e que a jornada de trabalho foi prorrogada além do que determinam as regras da aviação.

Ídolo do Goiás e do Internacional, Fernando Lúcio da Costa, de 36 anos, morreu na queda de um helicóptero no dia 7 de junho de 2014, em Aruanã, a 315 km da capital. O acidente ocorreu logo após o grupo deixar um acampamento às margens do Rio Araguaia em direção à cidade. A aeronave foi encontrada ainda próxima ao rio.
Segundo o relatório, as condições meteorológicas durante o voo era favoráveis, com vento calmo. Outro fator apontado é que exames no sistema de controle de voo não indicaram falhas no helicóptero. Ainda segundo o documento, o local de decolagem não era registrado e não possuia referências luminosas no solo.

O documento do Cenipa ressalta, entre os fatores que podem ter contribuído para o acidente, o fato do piloto ter deixado de avaliar que as características físicas e operacionais do local de decolagem poderiam afetar a segurança do voo, “decidindo pela operação em período noturno, em local sem referências visuais externas”. Ainda no conjunto de decisões estão a desorientação, causada pela ausência de iluminação no solo, a fadiga, pela prorrogada jornada de trabalho e ilusões visuais devido à “má percepção do horizonte”.
 
ocal da queda do helicóptero, do ex-jogador Fernandão, na região de Aruanã, interior de Goiás, neste sábado (7). Fernandão morreu na madrugada deste sábado, aos 36 anos, após a queda da aeronave.  (Foto: Walter Azulão/Futura Press)Helicóptero de Fernandão caiu logo depois da decolagem, em Aruanã (Foto: Walter Azulão/Futura Press)
 
Acidente
Fernandão estava com mais quatro pessoas em um acampamento às margens do Rio Araguaia, a cerca de 12 km do Centro de Aruanã, onde ele tinha uma fazenda. Em uma das últimas imagens do ex-atleta, que foi publicada por um amigo nas redes sociais, ele aparece passeando de lancha ao som da música “Aqueles Olhos”, interpretada pela dupla sertaneja Leandro e Leonardo.

Na madrugada de sábado, o grupo saiu do rancho para Aruanã. Além de Fernandão, também estava na aeronave Antônio de Pádua, conhecido como Bidó, primo do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSBD). Os outros três passageiros eram Edmilson de Sousa Lemes, cabo da PM e presidente da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás; Milton Ananias, coronel aposentado da Polícia Militar e quem pilotava a aeronave, e Lindomar Mendes Vieira, funcionário da fazenda.

O helicóptero caiu logo após decolar, por volta das 1h30, em uma faixa de areia. Imagens de um cinegrafista amador mostram o momento em que o ex-jogador foi resgatado. No vídeo, é possível ver o Corpo de Bombeiros colocando Fernandão em uma maca. Muitas pessoas se aglomeraram no banco de areia para acompanhar o resgate. Das cinco pessoas que estavam a bordo, Fernandão foi o único encontrado com sinais vitais. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Municipal de Aruanã.

O enterro aconteceu no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia sob grande comoção e salva de palmas. Centenas de pessoas, dentre familiares, amigos e torcedores acompanharam o sepultamento.

Carreira
Fernandão nasceu em Goiânia e iniciou a carreira nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. Entre os anos de 1995 e 2001, conquistou cinco campeonatos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro na Série B, sempre na posição de meia.
 
Torcida esmeraldina fez festa para a volta de Fernandão em 2009 (Foto: O Popular)Fernandão morreu em queda de helicóptero em Aruanã (Foto: O Popular)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet