Notícias / Água Boa

15/01/16 às 14:16 / Atualizada: 15/01/16 às 14:24

DOENÇAS E PRAGAS: Assuntos do Soja Brasil chamam a atenção dos produtores de Água Boa

Com a agricultura como base da economia, Água Boa, recebe nesta quinta-feira (14.01) e sexta-feira (15.01), o projeto Soja Brasil realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e Aprosoja Brasil.

Imprensa Senar-MT

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
DOENÇAS E PRAGAS: Assuntos do Soja Brasil chamam a atenção dos produtores de Água Boa

A palestra do conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira contou com a presença de mais de 130 pessoas, o maior público desta primeira semana

Foto: Água Boa News

Com a agricultura como base da economia, Água Boa, recebe nesta quinta-feira (14.01) e sexta-feira (15.01), o projeto Soja Brasil realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e Aprosoja Brasil. Esta é a segunda vez que a Carrega Brasil, carreta que se transforma numa sala de aula, onde são realizadas as aulas práticas, estaciona em Água Boa.

O presidente do Sindicato Rural, que também é parceiro importante deste projeto, Antonio Fernandes de Mello, popularmente conhecido como Tonico, ressalta que os assuntos tratados durante a Caravana são de interesse para os produtores. "No ano passado recebemos muitos elogios depois do evento. Nossa expectativa é superar 2015", diz o presidente animado e acompanhando tudo de perto.
Em Água Boa, assim como nas maiorias das regiões produtoras de soja, a principal preocupação é o clima. "A perda será mais de 20% na produtividade. Ainda não temos condições de falar de números exatos, mas já sabemos que vamos ter prejuízo nessa safra".

Ele destaca ainda que os assuntos que estão sendo discutidos nos eventos do Soja Brasil, esse ano, são bem apropriados para o momento. "As lavouras da região sofrem com a invasão do percevejo e o Manejo Integrado de Pragas é um assunto que vai atrair aqueles interessados em obter informações sobre o assunto. Além disso, estão todos curiosos para saber mais sobre o etanol de milho".

A palestra do conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira contou com a presença de mais de 130 pessoas, o maior público desta primeira semana. Silveira mostrou as vantagens de investir na produção do etano de milho e destacou que Mato Grosso já produz cerca de hum milhão de litros de etanol por ano e pelo menos 20% da produção é de milho. "Sugiro que vocês estudem o assunto. Afinal é no momento de crise que surgem as grandes oportunidades de negócio e, eu posso garantir: o etanol de milho é um negócio muito promissor".

Outro assunto da noite desta quinta-feira (14.01) foi a tecnologia de aplicação, conduzido pelo doutor em agronomia, na área de tecnologia de aplicação e pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, Allisson Augusto Barbieri Mota. Ele falou sobre vários assuntos que os produtores conhecem e dificuldades que enfrentam no cotidiano.

O produtor e o delegado coordenador da Aprosoja/MT, César Anderson Giacomolli acrescenta que o Soja Brasil e todas as palestras técnicas que trazem informações e conhecimento é muito importante para o setor. Assim como Giacomolli, o produtor Ricardo Assunção, também acredita que nos momentos de crise, o conhecimento é a principal forma de driblar os prejuízos de uma safra.

MÃO DE OBRA – A mão de obra qualificada está na lista de preocupações do cotidiano dos produtores de Água Boa. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, popularmente chamado de Tonico, a maior dificuldade é no setor de máquinas e implementos agrícolas. Segundo ele, essa é uma área muito dinâmica e exige treinamento dos profissionais com uma certa frequência. "O Senar-MT é nosso principal parceiro para vencer esse desafio. Todos os meus funcionários são treinados por essa instituição e ensino rural".

O presidente destaca ainda que, uma coisa é o produtor orientar o operador a outra é ele ser treinado por uma instituição de ensino rural. "O colaborador se sente valorizado. O certificado é muito importante para eles", enfatiza o presidente.

As oficinas com demonstrações prática realizadas na Carrega Brasil desta sexta-feira (15.01), em Água Boa, teve cerca de 70 participantes. Este foi o maior público nesta primeira semana de evento.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet