Notícias / Justiça

14/01/16 às 11:55

BARRA DO GARÇAS - Ex-prefeito sofre condenação judicial por utilizar verbas de combate a dengue para pagamento de outras despesas

Clênia Goreth / MPE

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
A utilização de recursos destinados ao combate ao mosquito da dengue para pagamento de outras despesas, no município de Barra do Garças, resultou na condenação do ex-prefeito da cidade, Wanderlei Farias Santos, e da ex-secretária municipal de Saúde, Daniela Sallun, por ato de improbidade administrativa. Os dois estão proibidos de contratar com o Poder Público, receber benefícios ou incentivos fiscais creditícios direta ou indiretamente por um prazo de três anos. O ex-prefeito também teve os direitos políticos suspensos pelo mesmo período.

De acordo com o Ministério Público, as irregularidades foram cometidas no ano de 2009. Consta na ação, que na época o município de Barra do Garças recebeu mais de 12 milhões para a implementação de medidas na área da saúde, sendo que, desse valor, mais de 180 mil foram destinados para o controle de doença epidemiológica.

“Os réus, em vez de utilizarem o dinheiro exclusivamente ao combate ao vetor da dengue, utilizaram-no para pagamento de licença prêmio, aquisição de armário, pagamento de certidão do Conselho Regional de Farmácia, aquisição de muletas ou material hospitalar”, diz a ação.

No mesmo ano, conforme o Ministério Público, o número de pessoas que contraíram a dengue na cidade aumentou consideravelmente. Foram registrados vários óbitos, entre eles, o de um garoto de nove anos de idade. Entre os meses de janeiro a dezembro foram detectados 3.086 casos da doença.
“Verifica-se que numa época em que a população estava abalada, tormentosa, os réus, em razão de suas omissões, ofendiam os princípios da legalidade, da moralidade e da eficiência, praticando condutas omissivas, ainda que aleguem que o valor desviado para outra finalidade não foi tão elevado”, argumentou o MPE.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet