Notícias / Notícias Gerais

10/07/15 às 17:18

Saiba qual é o momento certo para trocar os pneus do carro

Aileen Rosik

Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
A grande paixão dos brasileiros por muito tempo foi o futebol, sendo que o esporte deixou o país conhecido no mundo todo. Mas os carros também exercem grande encanto no Brasil, seja nos campeonatos de corridas, seja no momento de adquirir e equipar um veículo.
 
O carro não precisa apenas de “mimos”. É necessário que ele passe por uma manutenção frequente, tanto em sua parte mecânica quanto na lataria e acessórios. O pneu, um dos itens mais importantes do veículo por estar diretamente em contato com a superfície e o asfalto, deve receber uma atenção ainda mais especial.
 
A hora de trocar
 
Alguns indícios do próprio pneu indicam a necessidade de troca, entre eles estão os sulcos. Quando desgastados, eles indicam menor aderência e sinal de que o pneu está muito “liso”, devendo ser trocado. Rodar com os pneus gastos é proibido pela legislação de trânsito, podendo trazer sérios riscos aos motoristas e transeuntes.
 
Pelos sulcos passa a água quando o pneu está rodando em contato com o solo, seja em dias de chuva, seja no caso de pistas molhadas. Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) define que os sulcos devem ter até 1,6 milímetros de profundidade, sendo que se ele estiver abaixo disso, a multa pode ser de cerca de R$ 127 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. Dentro dos frisos é possível observar quando esse limite é ultrapassado, já que se o indicador estiver na mesma altura da banda de rodagem o automóvel será multado.
 
Mas a penalidade não deve ser a única preocupação do motorista e motivo para trocar o pneu. Antes mesmo do pneu atingir esse estado, o carro pode ter sua dirigibilidade prejudicada tanto em pista molhada quanto seca, colocando em risco a segurança do motorista, seus passageiros e até mesmo de terceiros. No momento de adquirir um pneu, verifique qual é o modelo mais indicado para o seu veículo e pesquise em uma loja de confiança.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet