Notícias / Agricultura

13/01/16 às 12:54

Estiagem reduz produção em Porto Alegre do Norte

Mesmo com a volta das chuvas, perdas são irreversíveis e o agricultor corre para evitar prejuízo na safra; Caravana Soja Brasil passa pelo município

Manaíra Lacerda | Porto Alegre do Norte - Soja Brasil

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Estiagem reduz produção em Porto Alegre do Norte

Foto: João Batista/Arquivo Pessoal


A seca deve prejudicar as lavouras de soja em Porto Alegre do Norte, na região do Araguaia, em Mato Grosso. A falta de chuvas deve reduzir a produtividade em 30%. O produtor Édio Brunetta é um exemplo. Ele esperava colher 55 sacas por hectare, mas a expectativa já caiu para 45 sacas por hectare.

As chuvas que caíram na propriedade totalizam 300 mm acumulados, contra a média de 1200 mm. O produtor agora precisa de uma condição climática perfeita para conseguir pagar as contas.

– Tem que correr muito bem para que a gente possa, simplesmente, pagar os custos de produção deste ano. Em virtude de pegarmos muitos recursos em dólar, a soja está muito desvalorizada em dólar em comparação com os últimos anos – lamenta o produtor.

– A nossa região tinha um calendário bem homogêneo. O pessoal plantava certinho, dentro de um cronograma estabelecido, mas este ano atrasou o plantio, tivemos replantio. Em função disso, estamos revendo a questão da safrinha – afirma o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Marcelo Rodrigues.

A preocupação com a perda da qualidade da soja durante a colheita também está presente.

– As previsões mostram bastante chuva no mês de fevereiro e março, quando vai concentrar um maior volume da colheita e, com isso, a gente tem bastante preocupação que essas chuvas venham e cause perdas na colheita, tanto em produtividade quanto na qualidade dos grãos – avalia Brunetta.

Caravana Soja Brasil

No pequeno município, com pouco menos de 12 mil habitantes, a Caravana Soja Brasil atraiu trabalhadores e produtores rurais da região, que acompanharam apresentações sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP), aplicação de defensivos e fertilidade do solo.

– A região do Araguaia vem se destacando nesta produção, então a gente sentiu essa necessidade de trazer também para esse público a informação, o conhecimento, palestras, oficinas, que auxiliam os nossos produtores a melhorar a sua lucratividade, sua produtividade, através da informação – afirma a analista de projetos do Senar-MT Daniela Niccioli.

Outro assunto que chamou a atenção do público foi a capacitação sobre classificação de grãos. O curso de 32 horas oferecido pelo Senar-MT está sendo ministrado em Porto Alegre do Norte nesta semana. Segundo o instrutor Antônio Oliveira, a partir da classificação que se definem os padrões de qualidade dos grãos que vão para a mesa do consumidor.

– O aluno vai ter todo o conhecimento teórico do que é um grão ardido, como ele se verifica e, depois, vai verificar na prática o que é um grão mofado. Também tem a teoria para depois ter a prática e depois transformar isso em porcentagem, seguindo a tabela de cada produto – explica.

Quem procura o curso espera uma melhor colocação no mercado de trabalho.

– Aqui, no norte Araguaia, a soja entrou com muita força e vários produtores estão exigindo a precificação de grãos para buscar um recurso melhor e para agregar mais valor ao seu grão – comenta o aluno Carlos Alberto Oliveira.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Cirurgias espirituais. Curas.

É comum por ocasião dos aniversários desejarmos coisas boas e entre os desejos o que nunca falta é a manifestação de saúde. Isso acontece em razão de ser um fato primordial para todos...

 
 
 
 
Sitevip Internet