Notícias / Notícias Gerais

11/01/16 às 11:31

5 dicas para tornar sua casa mais sustentável e econômica

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A onda da sustentabilidade entrou de vez nas residências do Brasil, já que além de trazer benefícios ao meio ambiente também colaboram com a redução de gastos. Apesar de poucas pessoas saberem disso, pequenas ações também podem gerar uma economia ímpar para o seu bolso no final do mês. Confira algumas dicas!
 
Prefira os recicláveis
A sua casa pode ser sustentável com uma simples reforma. Um dos materiais que mais ajudam é o PVC utilizado para fabricar as telhas mais modernas. Além de ser resistente, isolante térmico e apresentar uma sustentação muito boa, este material é ecologicamente correto por ser reciclável.
 
Durante o dia a dia, este pensamento também é importante. Prefira os produtos que podem ser reutilizados e dê preferência sempre àqueles que foram feitos a partir da reciclagem. Isto porque, para serem fabricados, foram gastos menos recursos naturais e o custo com matéria-prima foi reduzido.
 
Lixos recicláveis e orgânicos
A coleta seletiva é sempre uma maneira bem simples de fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente. Ao depositar os sacos na lixeira, deixe sinalizado qual material está contido em cada um deles e você estará ajudando também os trabalhadores da coleta.
 
Se você gosta de plantar, tem uma horta ou conhece algum vizinho que cultive alimentos em casa, tenha uma composteira com restos orgânicos. Em vez de eles irem para o lixo, se tornam adubo natural para o seu jardim ou plantação.
 
Economize água
Não deixe de pensar no meio ambiente durante as tarefas domésticas também, pois um simples gesto pode ajudar, e muito. Quando for lavar as roupas, por exemplo, espere acumular uma quantidade considerável, assim serão feitas menos lavagens, economizando água e energia.
 
Outra dica é deixar as roupas de molho antes de lavá-las, assim é necessária uma quantidade menor de água para que elas fiquem limpas. Utilizar um balde para esfregar as peças com sabão e reutilizar esta água para deixá-las de molho também é uma atitude consciente.
 
Lâmpadas e eletrônicos
As lâmpadas convencionais gastam mais energia do que as lâmpadas de led, que são mais eficientes, consomem até 75% menos energia e duram até dez vezes mais. Além de ajudar o meio ambiente, você também poderá notar a diferença na conta de luz.
 
Muitas pessoas deixam os seus eletroeletrônicos em stand by, ligados na tomada mesmo enquanto não os utilizam. Mesmo quando estão desligados, só o fato de estarem conectados à tomada já faz com que consumam luz. Relógios digitais, TVs, micro-ondas, entre outros gastam uma porcentagem de energia que é mínima, mas faz diferença na conta final.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet