Notícias / Justiça

20/08/21 às 08:02 / Atualizada: 20/08/21 às 08:14

PF faz buscas contra Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula

Ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia, segundo a corporação. G1 tenta contato com o cantor e o parlamentar.

Marco Antônio Martins, Camila Bomfim, Márcio Falcão e Wellington Hanna

TV Globo e G1 Rio

Imprimir Enviar para um amigo
PF faz buscas contra Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula

Foto: Divulgação

O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e o cantor Sérgio Reis são alvos, nesta sexta-feira (20), de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.
 
Ao todo, 29 mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes e atendem a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Agentes da Polícia Federal (PF) foram ao menos a quatro endereços no Rio e em Brasília ligados ao cantor e ao deputado.
 
“O objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”, afirmou a PF, em nota.
 
O G1 tenta contato com o cantor e com o parlamentar.
 
No Rio, equipes estiveram no Anil e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Em Brasília, agentes estiveram na casa e no gabinete do deputado.
 
Agentes da PF foram cumprir mandado de busca em um condomínio no Anil — Foto: Reprodução/TV Globo
Agentes da PF foram cumprir mandado de busca em um condomínio no Anil — Foto: Reprodução/TV Globo
 
Relembre as declarações
 
Sérgio Reis virou alvo de críticas nos últimos dias após o vazamento de um áudio em que o artista defendia a paralisação dos caminhoneiros para pressionar o Senado a afastar ministros do Supremo.
 
Após o episódio, subprocuradores gerais pediram à PGR, no Distrito Federal, a abertura de uma investigação a respeito do caso.
 
Sérgio Reis — Foto: Eduardo Galeno / Divulgação
Sérgio Reis — Foto: Eduardo Galeno / Divulgação
 
Já Otoni foi denunciado pela PGR ao STF em julho de 2020 pelos supostos crimes de difamação, injúria e coação em vídeos com ataques e ofensas a Alexandre de Moraes. No mês seguinte, a Justiça de São Paulo determinou a exclusão das postagens.
 
O caso envolve dois vídeos gravados pelo parlamentar em que criticou Moraes pela decisão que libertou o blogueiro Oswaldo Eustáquio, mas o proibiu de usar as redes sociais.
 
No vídeo, Otoni chama Moraes de “lixo”, “tirano” e “canalha”, entre outras ofensas. Na ocasião, o deputado era um dos vice-líderes do governo Bolsonaro. Ele já deixou o cargo.
 
Otoni depois pediu desculpas e disse que “extrapolou”.
 
Moraes é o relator do inquérito que investiga a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. O deputado e o blogueiro são investigados no inquérito.
 
Otoni de Paula — Foto: Reprodução/Facebook
Otoni de Paula — Foto: Reprodução/Facebook

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet