Notícias / Acidentes

10/01/16 às 16:44

Banhistas relatam pânico de turista atingida por peixe bagre

Acidente aconteceu nesta sexta-feira, na Praia do Centro, em Itanhaém, SP. Banhista afirma que turista se contorcia de dor esperando o resgate chegar.

Luna Oliva

Do G1 Santos

Imprimir Enviar para um amigo
Banhistas relatam pânico de turista atingida por peixe bagre

Peixe ficou preso na região da barriga da banhista em Itanhaém

Foto: Marcelo Tamada / Arquivo

Banhistas que acompanharam o resgate da turista ferida pelos ferrões de um peixe bagre em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na tarde da última sexta-feira (8), afirmam que o resgate da moradora de São Paulo foi bastante complexo. De acordo com testemunhas, a vítima sentia muita dor e precisou passar por uma microcirurgia para se livrar do peixe. Novas imagens obtidas pela reportagem mostram as equipes do salvamento aquático tentando remover o animal do local.

A turista foi atingida pelos ferrões do bagre em sua barriga, um fato inédito na cidade de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo Claúdia Pájaro, moradora de Itanhaém que estava na praia quando o acidente aconteceu, a mulher saiu do mar gritando muito e pedindo ajuda. "Ela gritava demais. No começo eu fiquei sem entender o que estava acontecendo. Depois que eu vi a situação que compreendi. Ela pedia pelo amor de Deus e falava que estava doendo. Foi assustador", lembra.

 
De acordo com a moradora, a turista foi socorrida e colocada na areia poucos instantes após o problema. Dezenas de pessoas que aproveitavam o calor na Praia do Centro se aglomeraram para ver o trabalho das equipes do salvamento aquático. "Perguntamos para o salva-vidas se esse tipo de caso era comum. Ele disse que não e que, na verdade, o peixe não tinha atacado a banhista. Ele acabou se chocando contra ela porque o mar estava muito agitado", conta.

O resgate
De acordo com o socorrista técnico de enfermagem Marcelo Araujo Tamada, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por volta das 16h e os profissionais ficaram surpresos com a imagem. “Avisaram que havia um objeto penetrado na barriga da banhista e, quando chegamos lá, vimos que era um peixe”, diz.

Ele explica que o peixe não foi retirado no local e que a vítima foi encaminhada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém. “Nosso protocolo é imobilizar e não retirar porque só o médico pode fazer isso. Levamos até à UPA e lá o médico cortou os ferrões. Em seguida, foi feita uma uma microcirurgia para retirar os ferrões”.

Apesar do susto, Tamada afirma que a banhista passa bem. “Ela estava estável, apenas com bastante dor no local, mas é algo normal porque acaba inflamando”.
 
Equipe de resgate tentou remover o animal ainda na praia (Foto: Klau Pájaro / VC no G1)
Equipe de resgate tentou remover o animal ainda na praia (Foto: Klau Pájaro / VC no G1)
 
Ferrões do bagre foram serrados na UPA de Itanhaém (Foto: Marcelo Araújo Tamada / Arquivo Pessoal)Ferrões do bagre foram serrados na UPA de Itanhaém (Foto: Marcelo Tamada / Arquivo Pessoal)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet