Notícias / Água Boa

17/07/21 às 17:24 / Atualizada: 17/07/21 às 17:34

Ministro diz que obras da ferrovia Fico começam em agosto

Trecho de 383 km ligará o município de Mara Rosa (GO) ao de Água Boa (MT) com investimento previsto em R$ 8,7 bilhões

Reinaldo Fernandes / O Livre

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ministro diz que obras da ferrovia Fico começam em agosto

Foto: Divulgação via Agua Boa News

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, disse em Cuiabá que a obra da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) deve começar em agosto, com outorga à empresa Vale. Os serviços são do trecho que liga o município de Mara Rosa (GO) ao de Água Boa (MT). 

Segundo ele, os trabalhos no trecho de 383 km serão lançados com outorga concedida para a obra da estrada de ferro entre Vitória e Minas Gerais. A outorga da Vale foi aprovada em dezembro de 2020 por mais 30 anos. O projeto da Fico entrou com investimento previsto em R$ 8,7 bilhões. 

“[A obra] vai ligar a Ferrovia do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul, ligando Água Boa a Mara Rosa. A Vale vai pagar sua outorga fazendo uma obra, ela vai pagar uma obrigação de pagar com uma obrigação de fazer, ela vai entregar uma ferrovia pronta”, disse. 

O Instituto Brasileiro e Recursos Naturais (Ibama) já concedeu a nova licença de instalação da Fico. Os projetos foram alterados para reduzir a quantidade de aterros com altura superior a 20 metros, que estavam previstos para os quilômetros iniciais, para permitir a travessia de animais de um lado ao outro da linha. 

Conforme o ministro Tarcísio, a tendência é que os trilhos da ferrovia sejam estendidos até Lucas do Rio Verde (384 km de Cuiabá), já numa fase menos burocrática de concessões, por causa das obras que estão prontas. 

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Alessandro, em 17/07/21 às 19:52

    Toda vez que entrevista o ministro ele dá uma data a frente. Era fevereiro , depois abril , junho , agora Agosto.

 
 
 
Sitevip Internet