Notícias / Meio Ambiente

10/07/21 às 12:09

Sesc Pantanal instala base operacional de prevenção e combate a incêndios na região do Porto Cercado, em Poconé

Iniciativa faz parte das ações do Comitê Interno de Prevenção e Combate a Incêndios do Polo Socioambiental Sesc Pantanal

Gabriela Sant'Ana - Sesc Pantanal

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Sesc Pantanal instala base operacional de prevenção e combate a incêndios na região do Porto Cercado, em Poconé

Foto: Assessoria

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal instalou nesta semana a Base Operacional de Prevenção e Combate a Incêndios no aeródromo do Parque Sesc Baía das Pedras, localizado na região do Porto Cercado, em Poconé (MT). Com o sistema da Nasa e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o polo monitora remotamente os focos de incêndios em tempo real, no Pantanal de Poconé e Barão de Melgaço, e conta com equipes para atuação aérea e terrestre.  
 
O Fire Information for Resource Management System (FIRMS), da Nasa, e o BDQueimadas, do INPE, disponibilizam dados sobre os focos de incêndios ativos com atualização média a cada três horas. Isso permite o monitoramento das condições climáticas e orienta o monitoramento aéreo, tanto preventivo, feito semanalmente, quanto para auxílio no combate aos incêndios. Do local, também pode ser acionado brigadistas e equipamentos para combates.  
 
De acordo com a gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, a equipe irá se revezar para manter o acompanhamento contínuo nesta temporada da seca, que está mais severa. “Após a detecção de focos de incêndio no monitoramento remoto, acionamos os contatos para monitoramento em campo, seja aéreo ou terrestre, com nossa equipe e a rede de contatos no entorno das unidades do Sesc Pantanal. Essa iniciativa é fundamental para controlar, ou até extinguir, o fogo logo no início, antes que ele se torne um incêndio”, explica. 
 
O Polo Socioambiental Sesc Pantanal tem duas unidades de conservação no Pantanal. Com 108 mil hectares, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal), localizada em Barão de Melgaço, é a maior RPPN do país e teve 93% da sua área atingida em 2020. Já o Parque Sesc Baía das Pedras, em Poconé, tem cinco mil hectares e teve 500 consumidos nos incêndios do ano passado. No bioma Cerrado, o Parque Sesc Serra Azul, no município de Rosário Oeste, também está sendo monitorado. A unidade do polo tem cinco mil hectares e já foi atingida pelo fogo, em 2019, tendo mil hectares queimados. Em todas as unidades, o fogo teve origem de fontes externas.   
 
Diante dos esforços para conservação dessas áreas, a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, destaca a criação do Comitê Interno de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Sesc Pantanal, formado por gestores, bióloga, ecólogo, técnico de segurança e guarda-parques. 
 
“A partir dele, fortalecemos nossa atuação com novas frentes de trabalho, como a abertura da base operacional que permitirá uma rápida resposta aos focos de incêndios em nossas unidades e nas áreas do entorno. Neste ano, a união de esforços e a comunicação mais eficiente entre vizinhos e instituições parceiras deverá ser um grande diferencial para conseguirmos manter o bioma conservado e em processo de recuperação”, ressalta.  
 
Com poucas chuvas, os focos de calor começaram mais cedo que no ano passado. No dia 26 de junho, numa estrada na região do Porto Cercado, o Sesc Pantanal atuou para apagar o fogo utilizando caminhão pipa. No dia 5 de julho, houve um novo foco de incêndio na Terra Indígena Baía dos Guatós, em Barão de Melgaço. Com a aeronave do Sesc Pantanal, o Corpo de Bombeiros fez o sobrevoo na área de difícil acesso para monitorar o incêndio, que consumiu cerca de 2 km e foi extinto ao chegar numa área úmida.  
 
Ações preventivas 
 
A brigada do Sesc Pantanal tem mais de 20 anos de experiência no bioma e, logo após o fim dos incêndios em 2020, todas as ações de prevenção foram antecipadas para a temporada 2021. O treinamento anual de brigadistas, realizado sempre em julho, ocorreu em maio deste ano, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, com participação de guarda-parques, funcionários de fazendas e comunidades rurais e pantaneiras.  
 
Guarda-parques e auxiliares de parque da RPPN Sesc Pantanal também integraram a formação da 1ª Brigada Comunitária Voluntária de Mato Grosso, oferecida pelo Instituto SOS Pantanal, no distrito de São Pedro de Joselândia (Barão de Melgaço). Já os primeiros aceiros, que são aberturas na vegetação, tiveram início em junho. A técnica é utilizada para evitar que o fogo se alastre.   
 
O Polo Socioambiental ainda faz parte do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, conduzido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e do Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de Mato Grosso (Ciman/MT). A primeira reunião do Ciman, responsável pela coordenação das ações da temporada de incêndios florestais em Mato Grosso, foi realizada nesta semana com a presença de representantes da Marinha, Exército Brasileiro, Polícia Civil, Polícia Militar, Ibama, Instituto Chico Mendes e Sesc Pantanal. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet