Notícias / Agricultura

26/05/21 às 16:49 / Atualizada: 26/05/21 às 16:57

Evento on-line aborda uso de consórcios em segunda safra para SPD e ILP

Gabriel Rezende Faria

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Evento on-line aborda uso de consórcios em segunda safra para SPD e ILP

Foto: Assessoria

As opções de consórcios de segunda safra em sistema de plantio direto na palha e em sistema de integração lavoura-pecuária para Mato Grosso serão o tema principal do 6º Encontro Regional de Sistemas Produtivos, que será realizado na manhã do próximo sábado, dia 29. O evento on-line terá início às 9h (horário de Brasília) e será transmitido nos sites do Clube Amigos da Terra de Sorriso (MT)Embrapa AgrossilvipastorilVida Rural MT e Notícias Agrícolas

A participação é gratuita e os interessados em receber certificado devem fazer inscrição antecipada em catsorriso.org.br.

Programação

 
A programação contará com três blocos de apresentações, com três espaços para responder às dúvidas do público que poderá participar por meio do chat. Parte das palestras serão pré-gravadas na fazenda Santana, em Sorriso.

A agropecuária sustentável será o tema do primeiro bloco. Inicialmente haverá uma apresentação do Programa REM Mato Grosso, que patrocina o projeto “Tecnologias Inovadoras de SPD e ILP para desenvolvimento sustentável da agropecuária mato-grossense”. O projeto será apresentado na sequência e desenvolve pesquisas de validação do uso de consórcios de segunda safra na Fazenda Santana e na Embrapa Agrossilvipastoril, além de atividades de transferência de tecnologia. Fernando Sampaio do REM e Flávio Wruck, da Embrapa, serão os palestrantes dessa parte inicial.

Sistema de plantio direto

Os consórcios que vêm sendo trabalhados no projeto serão detalhados nos dois blocos seguintes. No segundo bloco serão abordados aqueles consórcios voltados para sistemas de plantio direto na palha, como o de milho com Brachiaria ruziziensis; milho com B. ruziziensis e Crotalária spectabilis; sorgo BRS Ponta Negra com C. spectabilis; sorgo granífero com estilosantes BRS Bela; B. ruziziensis com C. spectabilis; e de B. ruzizizensis com gergelim, C. spectabilis, níger, nabo forrageiro e trigo mourisco.

O consultor da Simbiagro Luciano de Oliveira começará falando sobre a implantação dos consórcios. Em seguida, o professor da UFMT Onã Freddi abordará as possíveis alterações nos atributos físicos e químicos do solo. Encerrando esta parte, o pesquisador da Embrapa Anderson Ferreira e o químico do Laboratório Solos e Plantas, Renato Cândido, falarão sobre a solubilização microbiológica de fósforo e a qualidade do solo.

Integração lavoura-pecuária

No terceiro bloco será a vez de mostrar os consórcios forrageiros para sistemas de integração lavoura-pecuária. São cinco consórcios, como o de Piatã com feijão-caupi BRS Tumucumaque (Sistema Gravataí); Piatã com sorgo BRS 810; Piatã com nabo forrageiro; piatã com girassol, guandu-anão Iapar 43 e trigo mourisco; e o consórcio sêxtuplo com piatã, coracana, estilosante BRS Bela, guandu-anão Iapar 43, nabo forrageiro e trigo mourisco. 
O analista da Embrapa Orlando Oliveira Júnior mostrará como é a implantação dos consórcios. O professor da UFMT Arthur Behling falará sobre a qualidade e a quantidade esperada de forragem produzida nos consórcios usando a braquiária Piatã, e o pesquisador da Universidade do Estado do Kansas, Bruno Pedreira, abordará os fundamentos da pecuária sustentável.
 
Parcerias


O 6º Encontro Regional de Sistemas Produtivos é realizado pelo CAT Sorriso, Embrapa Agrossilvipastoril, Universidade Federal de Mato Grosso, IDH e Fazenda Santana. O evento conta com o patrocínio do REM Mato Grosso e apoio do IMAmt, Imea, Laboratório Solos e Plantas, Prefeitura de Sorriso, Simbiagro e Sindicato Rural de Sorriso.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet