Notícias / Curiosidades

25/05/21 às 07:54 / Atualizada: 25/05/21 às 09:29

Como aumentar a sua produtividade no trabalho

Thomas Smith

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O estilo de vida moderno, assente nos princípios do capitalismo e do consumismo, baseia toda a sua ideologia nos resultados e no produto, deixando de fora da equação o bem-estar físico e psicológico do indivíduo. Desde que o tempo passou a ser dinheiro que a fronteira entre o lazer e o trabalho foi sendo cada vez mais diluída, levando muitas vezes à ruptura e ao esgotamento.
 
Já todos passámos por momentos de extremo cansaço, em que as tarefas se parecem amontoar, as horas de sono desaparecem e os resultados teimam em não surgir. Nesses momentos, a maioria das pessoas tem a tentação de recorrer a ajuda de medicação e de estimulantes artificiais que os ajudem a trabalhar mais, em vez de adoptarem comportamentos ou estratégias que os façam trabalhar melhor ao invés.
 
Isto significa que, na maior parte das vezes, o que está em causa são problemas de produtividade. Ou seja, más decisões, estratégias adoptadas de forma errónea ou ferramentas mal exploradas que o levam a diminuir a rentabilidade, ao mesmo tempo que aumenta o esforço despendido. Para o auxiliar nesta demanda, preparámos nas linhas seguintes algumas dicas e conselhos para aumentar a sua produtividade no trabalho.
 

EXPLORE TODAS AS POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS

As ferramentas digitais surgiram para facilitar o nosso trabalho, diminuir o esforço e aumentar a eficiência. A evolução dos algoritmos, da inteligência artificial e de outra tecnologia mais específica permitiu desenvolver uma série de aplicativos, que se instalam no smartphone ou no computador portátil, e que nos dá acesso direto a várias soluções instantâneas que nos ajudam a aumentam significativamente a produtividade profissional.
 
Um smartphone bem equipado é como um canivete suíço, com várias ferramentas para responder em diferentes situações. Por exemplo, clique aqui para descarregar o WinRar e tenha acesso a um programa gratuito de compactação e descompactação de ficheiros; instale o Evernote para organizar as suas tarefas; utilize o Slack para gerir equipes de trabalho; ou recorra ao Google Drive para partilhar e editar documentos em tempo real.
 

FAÇA PAUSAS REGULARES

Muitas pessoas caem num erro muito comum, que é o de pensar que longas horas de trabalho significam uma maior rentabilidade. No entanto, salvo raras excepções, o que acontece é precisamente o oposto. Longas horas a trabalhar de seguida só servem para desgastar o cérebro, perder o foco e reduzir a rentabilidade do seu trabalho. Para não falar que leva a burnouts e esgotamentos nervoso.
 
Assim, faça pausas regulares de 5 a 15 minutos, or cada hora de trabalho. Não só ajuda a melhorar a sua disposição, motivação e concentração, como aumenta a sua energia. Aproveite esses momentos para relaxar e reflectir, beba um café ou dê um passeio pela natureza. Irá ficar surpreendido como a sua produtividade irá melhorar significativamente.
 

FAÇA AS TAREFAS MAIS IMPORTANTES QUANDO ESTÁ MAIS ALERTA

Todos temos uma tendência de adiar até à última as tarefas maiores ou mais exigentes, é algo que está na natureza humana. Contudo, alterar este comportamento é uma pequena medida que contribui para alterar de forma quase radical a nossa rentabilidade no trabalho. Ou seja, deixe de adiar aquela tarefa para o qual se sente menos confiante e dê-lhe atenção na altura do dia em que está mais alerta, motivado e concentrado.
 
Isto vai levar a que complete os seus planos dentro dos prazos e, consequentemente, a sentir-se melhor consigo próprio. As restantes atividades irão beneficiar igualmente, porque vão aumentar a sua auto-estima e confiança no que está a fazer. Por exemplo, se é uma pessoa madrugadora, abrace esse tipo de tarefas ela manhã. Se, pelo contrário, é uma daquelas pessoas que precisa de tempo para começar a carburar, então deixe as tarefas mais importantes para o período da tarde.
 

DEIXE DE FAZER VÁRIAS TAREFAS SIMULTANEAMENTE

O multitasking tornou-se quase numa obrigação para o trabalhador moderno. Fazer várias coisas ao mesmo tempo transformou-se quase num sinónimo de bom trabalhador e de rentabilidade. E, no entanto, não podia estar mais errado. É que o multitasking é humanamente impossível, especialmente quando executado a médio e longo prazo, como já foi demonstrado cientificamente por vários especialmente eu neurociência.
 
Ou seja, estamos apenas a enganar-nos a nós próprios quando dizemos que conseguimos gerir várias chamadas telefónicas, apresentações e fazer o almoço ao mesmo tempo. Em vez disso, procure focar-se numa tarefa de cada vez e irá perceber que termina tudo muito mais rápida e eficientemente.
 

ESTABELEÇA OBJETIVOS MAIS PEQUENOS

Definir objetivos ajuda a manter a motivação elevada, mas pode também ser frustrante trabalhar e olhar para metas muito ambiciosas. O truque passa, por isso, por estabelecer objetivos mais pequenos e, especialmente, realistas, que ajudam a tornar o seu trabalho mais produtivo. Além disso, ao terminar mais tarefas estará também a melhorar os seus níveis de confiança e auto-estima.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet