Notícias / Educação

01/01/16 às 16:34

Parceria possibilita uniformes para rede estadual de ensino em 2016

Eliana Bess | Seduc-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Parceria possibilita uniformes para rede estadual de ensino em 2016

Parceria possibilita uniformes à rede estadual de ensino em 2016

Foto: Divulgação

Mais de 800 mil camisetas de uniformes escolares, com nova identidade visual, estão sendo confeccionados para atender os alunos da rede estadual de ensino em 2016. Com padrão único para todas as 753 escolas, as peças deverão ser entregues já no início do ano letivo para a maioria das escolas com um custo de até R$ 5,00 cada. O aproveitamento de mão de obra dos reeducandos de Mato Grosso é outro destaque do projeto.

A quantidade em produção tem como base o número de alunos, cerca de 400 mil no estado, sendo duas camisetas por estudante.  Desse total, quase 188 mil abrange o público feminino. As camisetas têm tamanhos definidos por idade, de 3 a 16 anos, e nos tamanhos P, M, G, formatos masculino e feminino, com a opção baby look.

No entanto, as escolas estão liberadas para confeccionarem os uniformes tradicionais, com a identidade de cada uma, já utilizadas por elas. Mas a orientação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aos fabricantes é de que limitem a produção para que não haja estoques, uma vez que o Governo Estadual também disponibilizará o novo uniforme a um preço mais acessível.

As camisetas terão custo zero para a Seduc, devido a uma parceria do Governo do Estado com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Álvaro Salles, responsável pelo acompanhamento do processo de fabricação e entrega, da Ampa, explicou que o molde e o corte das peças estão sendo feitos por uma fábrica de Blumenau (SC), assim como boa parte da confecção, para possibilitar o atendimento da demanda estudantil, uma vez que o tempo é exímio para que as indústrias de Mato Grosso finalizassem até o início das aulas. “A previsão é que em meados de fevereiro seja entregue nas escolas”, destacou Álvaro.

Outra parte da demanda será realizada por indústrias de Mato Grosso, localizadas em diferentes cidades polos. “A ideia é facilitar a entrega nas unidades escolares, já que a produção será finalizada nas respectivas regiões”, explicou o assessor da Coordenadoria de Apoio Logístico da Seduc, Paulino Alves de Oliveira.

Incentivo
Segundo o governador Pedro Taques, o projeto faz parte do amplo processo de transformação de Mato Grosso, pois fomentará a economia local, dará emprego para reeducandos, barateará os custos dos uniformes e ainda criará uma renda adicional para as escolas.

Segundo o secretário de Educação Permínio Pinto, o projeto foi desenvolvido para durar pelos próximos 10 anos. "A padronização tem uma série de benefícios, mas o mais significante é o adicional de segurança que ela trará, uma vez que facilitará o controle dos alunos nas escolas e em espaços públicos. Além deste componente social, que subsidia estes uniformes, você dará mais dignidade aos alunos, que em sua grande maioria são estudantes carentes, que precisam do apoio do Estado".

O estilo padrão proposto terá o brasão do Estado como principal símbolo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet