Notícias / Agricultura

21/05/21 às 11:10 / Atualizada: 21/05/21 às 11:18

Atraso no plantio e estiagem podem já ter tirado quase metade da produção de milho em Nova Xavantina

80% das lavouras foram plantadas fora da janela ideal, já em março, e agora sofrem com a falta de chuvas na região. Mesmo com perdas, a rentabilidade ainda pode ser boa para quem não travou muitos volumes antecipadamente

Notícias Agrícolas

Imprimir Enviar para um amigo
O desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra está bastante prejudicada em Nova Xavantina no Mato Grosso. Primeiro foi o atraso no plantio, que deixou 80% das áreas fora da janela ideal, e agora é a estiagem quem prejudica as plantas.

Segundo o produtor rural Endrigo Dalcin, neste momento a perspectiva é de uma produtividade média entre 55 e 60 sacas por hectare, quando a safra passada representou índices ao redor das 98 sacas por hectare. Para manter essa projeção, ainda é preciso que as chuvas previstas para os próximos dias se confirmem na região.

Além das dificuldades climáticas, as lavouras da safrinha também sofrem com a ação de pragas como o percevejo barriga verde, que afetou muitas plantas novas, e a cigarrinha que já causa casos de enfezamento no município.

Apesar dessa situação, Dalcin acredita que os produtores ainda poderão ter rentabilidade graças aos preços altos do mercado, calculando que, colhendo entre 40 e 50 sacas por hectare os custos estarão cobertos. Porém, aqueles que fecharam muitos volumes antecipadamente vão ter mais dificuldades para equilibrar as contas.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Nova Xavantina/MT no vídeo abaixo>

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet