Notícias / Policial

15/05/21 às 11:47

Policiais destemidos praticam atos extraordinários para salvar vidas em MT

Dois sargentos destemidos da Polícia Militar praticaram atos extraordinários de coragem para salvar e proteger vidas, nas cidades de Várzea Grande e Tangará da Serra, no último mês de abril

Greyce Lima | PMMT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Policiais destemidos praticam atos extraordinários para salvar vidas em MT

O resgate feito pelo policial do Ciopaer da retirada da mulher do rio foi transmitido ao vivo pela TV Cidade Verde.

Foto: Reprodução: Programa Olho Vivo na Cidade/ TV Cidade Verde.

Dois sargentos destemidos da Polícia Militar praticaram atos extraordinários de coragem para salvar e proteger vidas, nas cidades de Várzea Grande e Tangará da Serra, no último mês de abril. O sargento PM Valdiney Pacheco encarou o Rio Cuiabá para resgatar uma mulher que havia se jogado da ponte Mário Andreazza. No interior, o sargento Welinton Fabiano Da Silva, praticante de jiu-jitsu, conseguiu utilizar as artes marciais para imobilizar e desarmar  com segurança um homem em surto psicológico.

O sargento PM Valdiney Pacheco é policial militar e atua no Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer). Ele conta que naquele dia, 28 de abril, o resgate da mulher era algo desafiador. Mesmo preparado, o militar relata que se atirar do helicóptero Águia 03 e enfrentar a correnteza do Rio Cuiabá não é algo corriqueiro em sua rotina.

Sargento PM Pacheco salvou uma mulher que se jogou no Rio Cuiabá.
Créditos: Arquivo pessoal
 
Para salvar a mulher, Pacheco utilizou um equipamento chamado lifebelt - de resgate de afogamento, se preparou e, após uma manobra da aeronave para chegar mais próximo da vítima, se jogou na água e alcançou a mulher. O militar conta que a vítima não reagiu e colaborou com o resgate imbuído pela coragem do sargento e de toda a equipe da aeronave. 

Dois dias após o resgate em Várzea Grande, no  dia 30 de abril, o  policial militar do 19 º Batalhão, sargento Welinton Fabiano Da Silva, surpreendeu a todos com seu preparo e coragem, ao imobilizar um homem em  surto psicológico, no bairro Vila Esmeralda, em Tangará da Serra.

Sargento PM Da Silva desarmou um homem em surto psicológico com uma técnica de arte marcial.
Créditos: Divulgação 19º BPM

 
Pessoas que acompanhavam o  atendimento de rotina da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu) registraram por meio de fotos e vídeos o golpe de jiu- jitsu, aplicado pelo militar para desarmar e conter o paciente que colocava a vida dele e dos atendentes do Samu em risco. 

O vídeo da ação do sargento viralizou nas redes sociais após mostrar o preparo técnico do  policial para deter sem utilização de meios não letais e até letais, o paciente que precisava de ajuda médica.

O relato dos policiais militares  e análises de especialistas sobre as duas ocorrências atendidas pelos dois heróis de farda estão disponíveis no 12º episódio do PMCAST, o podcast oficial da Polícia Militar de Mato Grosso.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Leori Bairros de Freitas, em 15/05/21 às 14:24

    Site é do Rubinho Barrichello

 
 
 
Sitevip Internet