Notícias / Indígena

11/05/21 às 17:16

Caminhão irá reforçar atendimento da Funai a indígenas do Mato Grosso

AguaBoaNews

com Nova Funai

Imprimir Enviar para um amigo
Caminhão irá reforçar atendimento da Funai a indígenas do Mato Grosso

O veículo doado pelo MAPA é um Iveco Vertis com capacidade de 4 toneladas de carga

Foto: CR Xavante/Funai

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) transferiu um caminhão baú refrigerado para a unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) do município de Barra do Garças (MT), Coordenação Regional Xavante. O veículo vai apoiar projetos de etnodesenvolvimento, atividades produtivas e entrega de cestas de alimentos em aldeias de sete Terras Indígenas da etnia Xavante, beneficiando cerca de 22 mil indígenas.

Segundo o presidente da Funai, Marcelo Xavier, a transferência do caminhão realizada pelo Mapa vai incrementar o suporte da fundação às atividades produtivas das comunidades indígenas. “Os produtores indígenas da região passam a contar com mais uma importante ferramenta em suas atividades sustentáveis, cuja geração de renda colabora para que eles se tornem autossuficientes e conquistem melhores condições de vida. Com total respeito à autonomia dessas comunidades, a Funai contribui para que elas conquistem novos mercados e alcancem independência econômica”, pontua Xavier.

O veículo também será utilizado como Unidade Móvel de Etnodesenvolvimento (UME) para o transporte de equipamentos e ferramentas que possibilitarão ao agente indigenista da Funai permanecer na aldeia com uma infraestrutura de apoio, explica o coordenador regional, Álvaro Peres. “A UME poderá transportar ferramentas e insumos que serão distribuídos nas aldeias para a realização de mutirões com os indígenas, como, por exemplo, a construção de casas e o trabalho em roças de subsistência”, acrescenta.

Para o coordenador regional, a Nova Funai aproximou a unidade descentralizada de Barra do Garças às aldeias Xavante ao diminuir a distância entre a população indígena e a Coordenação Regional. “Com esse caminhão vamos ampliar o apoio aos servidores da fundação para que eles possam se deslocar para a aldeia no início da semana, trabalhar junto à comunidade e se deslocar para outra aldeia na semana seguinte. Isso vai gerara economia de combustível, pois o servidor não vai precisar retornar para a sede da CR ao final de cada dia de trabalho”, conclui Peres.

Etnodesenvolvimento

Nos últimos dois anos, a Funai já investiu aproximadamente R$ 30 milhões em projetos voltados para a geração de renda nas aldeias e o fortalecimento cultural das comunidades indígenas, atendendo aos preceitos constitucionais de respeito aos usos, costumes e tradições de cada etnia. Os recursos foram destinados para ações que visam a autossuficiência dessas comunidades, como a aquisição de materiais de pesca, sementes, mudas, insumos, ferramentas, maquinário agrícola, apoio para o escoamento da produção e realização de cursos de capacitação para os indígenas.

Desde o início da pandemia do novo coranavírus, em março de 2020, a Funai destinou cerca de R$ 18 milhões em ações de etnodesenvolvimento nas aldeias de todo país. Os recursos foram destinados a atividades de piscicultura, roças de subsistência, colheita de lavouras, confecção de máscaras de tecido e artesanato, produção agrícola, casas de farinha, entre outros. O objetivo é fazer com que os indígenas mantenham a produção, além colaborar para que, no pós-pandemia, as etnias invistam em processos de geração de renda.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet