Notícias / Educação

11/05/21 às 15:48

Brasil e EUA - Estudante de Ipiranga do Norte vai representar MT no Programa Jovens Embaixadores

A seleção contou com 10.119 inscrições e foram disponibilizadas 33 vagas

Adilson Rosa | Seduc MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Brasil e EUA - Estudante de Ipiranga do Norte vai representar MT no Programa Jovens Embaixadores

O estudante Murilo Damin quer ganhar experiência

Foto: Divulgação

O estudante Murilo Damin Cechetti, de 17 anos, da Escola Estadual André Antônio Maggi, no município de Ipiranga do Norte (470 km ao norte da Capital), é um dos 33 selecionados do Programa Jovens Embaixadores 2021, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Foram 10.119 inscrições. O resultado do processo seletivo foi divulgado nesta segunda-feira (10.05).

Por causa da pandemia, a Embaixada esclarece que, apesar de todos os esforços, o programa não poderá ser realizado em formato presencial nos Estados Unidos sendo convertido para a forma online.

Murilo está radiante com a classificação. “Estudar numa escola pública não é uma barreira, pois você pode ir além e isso depende mais de você mesmo. Para mim é algo grandioso ser selecionado numa competição com mais de 10 mil inscritos e com 33 participantes finais. Representar Mato Grosso é importante para mim”, comemora.

O estudante acredita que, mesmo sendo um evento não presencial, vai poder tirar o máximo de experiência e um grande aprendizado. Com isso, ele pretende trazer alguns projetos para a sua comunidade na área de cultura, tecnologia e empreendedorismo.

Aluno destaque

O diretor Fernando Gonçalves Cabeceira comemorou e muito o feito de seu aluno, pois, em seu entendimento, foi a confirmação de que o esforço e dedicação valem a pena.

“O Murilo sempre foi destaque nas aulas regulares e em situações que exigiam liderança, como em feiras do conhecimento. Por ser um aluno proativo, ele buscou, e felizmente teve um excelente resultado, o único de toda rede estadual do Mato Grosso a conseguir passar na seleção”, assinala.

Atividades

O programa acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano, com jovens embaixadores, brasileiros e americanos, se juntando para participarem de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e para compartilhar, sempre virtualmente, um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades.

Além disso, atividades complementares foram implementadas, com o foco de consolidar o conhecimento adquirido por meio do intercâmbio de experiências.

Serão propostas atividades que visam estimular o processo criativo e inovador dos participantes, contando com missões, desafios e projetos criativos mão na massa.

O programa existe há 18 anos. Desde 2003, 667 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet