Notícias / Negócios

30/12/15 às 20:24

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: Crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

PLANEJAMENTO FINANCEIRO:  Crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

José Leão Portela

O novo ano se aproxima com uma perspectiva nada positiva: a de que a crise econômica vivenciada ao longo de 2015 se acentue ainda mais. Enquanto as famílias se preocupam em cortar gastos, as pessoas que optarem pelo investimento financeiro têm uma boa saída para atravessar esse momento. A avaliação é do planejador financeiro Certified Financial Planner (CFP), José Leão Portela, da Ouro.

“Hoje, o valor da renda fixa está muito interessante para quem quer construir patrimônio. Não tem porque correr risco. A gente não sabe o que vai ser da economia; se o governo atual permanece ou não. Então, aproveitar o momento para colocar esses investimentos alongando carteira é uma atitude interessante, inclusive o momento é de diversificar a carteira”, disse Portela.

De acordo com ele, neste cenário de crise, com a taxa de juros alta, para se ter ideia, existem investimentos de renda fixa garantidos por lei em que, a cada cinco anos, é possível dobrar o patrimônio. “Nem na Grécia se consegue isso”, falou.

Ao longo dos anos e em meio a diversos cenários, os brasileiros optaram por investir em imóveis – o que se tornou um hábito muito frequente nos últimos anos. No entanto, nos tempos atuais, esta pode não ser a melhor opção.

Portela diz que muitas pessoas possuem patrimônio elevado, porém, com cerca de 90% aplicado em imóveis, o que não garante liquidez. “Aí vem uma crise, essa pessoa deixa de receber aluguel e, apesar de ter patrimônio alto, não tem dinheiro”, exemplifica. Assim o profissional orienta que, para as pessoas que têm dinheiro, o momento é de fortalecer os investimentos em renda fixa.

“Temos que lembrar aquela regrinha da vovó: nunca coloque todos os ovos na mesma cesta. Se seu patrimônio estiver totalmente concentrado em imóveis, hoje há inquilino e amanhã poderá não ter. Aí você deixa de receber aluguel, chegam os impostos. Parece que tudo acontece na mesma hora que é justamente quando você precisa ter o seu financeiro à disposição para ajudar”, detalhou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet