Notícias / Indígena

20/04/21 às 10:06

Escola em formato de tatu garante ensino às crianças da aldeia Xavante

A construção ficou conhecida por ser a primeira escola em formato de tatu do mundo e teve esse tipo de arquitetura a pedidos dos próprios habitantes da aldeia

Alex Alcantara

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

A Escola Tatu (Iró’Órãpe) foi construída com saberes e ajuda dos próprios moradores da aldeia - Foto:  Reprodução / Twitter / @munihin_

Construída em 2007, durante o mandato do ex-prefeito do município do Barra do Garças (MT), Zózimo Chaparral, a Escola Tatu (Iró’Órãpe) de Ensino Fundamental foi a quinta unidade educacional entregue às aldeias da reserva Xavante de São Marcos, na época.

A construção ficou conhecida por ser a primeira escola em formato de tatu do mundo e teve esse tipo de arquitetura a pedidos dos próprios habitantes da aldeia. Além disso, a entidade de ensino ganhou repercussão nacional depois de ter sido postada no Twitter e ter mais de 67 mil curtidas.

O propósito de ser um tatu, segundo a doutora em linguística Águeda Aparecida da Cruz Borges, seria de “(...) preservar a identidade e a cultura do seu povo. Segundo os princípios da aldeia, o professor precisa trabalhar com energia e força de um tatu, que é um caçador forte, guerreiro nato”.



O tatu representa a força e garra do povo Xavante (Foto: Reprodução / Twitter / @munihin_)


Mas tudo começou com um sonho do professor Máximo Xavante. Na época, o ex-prefeito Chaparral explicou: “O índio Máximo Xavante, professor da aldeia, teve um sonho de uma escola no formato de tatu, porque o animal tem uma importância muito grande na cultura do povo xavante, tanto na culinária, quanto na representação da força de um guerreiro. E ele levou essa proposta para mim, juntamente com a então secretária de Educação, Fátima Resende, que se empenhou muito nesse projeto”.


A escola foi construída em 2007, interditada em 2016 e voltou a funcionar em 2018 (Foto: Reprodução / Twitter / @munihin_)


A comunidade teve participação total na construção da escola, inclusive o local, tendo em vista a posição do sol e a proximidade de nascentes. A cabeça do tatu, apontada para o leste, ilumina a mente e concentra a sabedoria humana, e é ali que fica a biblioteca. O tronco do tatu concentra as salas de aula e a diretoria. A barriga do tatu é a cantina, onde é servida a merenda escolar. Já o rabo do tatu são os banheiros da escola.


Com a reforma, as estruturas do colégio foram modernizadas e receberam até acesso à internet (Foto: Reprodução / Edevilson Arneiro / Secom-BG)


Porém, em 2016, a escola foi interditada pelo Ministério Público Federal (MPF), assim como as outras quatro do mesmo território. O motivo seria a existência de falhas estruturais nas edificações, o que oferecia risco aos estudantes e professores.


Vista do interior da cantina, onde os estudantes merendam diariamente (Foto: Reprodução / Edevilson Arneiro / Secom-BG


Entretanto, em 2018, tanto a Escola Tatu quanto as outras, foram entregues reformadas e modernizadas. “A escola atende dezenas de crianças Xavante e agora temos internet via satélite dentro da escola, laboratório de informática, biblioteca, além de um novo refeitório e cozinha, que vai atender com qualidade e conforto as nossas crianças”, agradeceu na época de reinauguração o coordenador e professor da aldeia, Avelino.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet