Notícias / Indígena

19/04/21 às 10:09 / Atualizada: 19/04/21 às 10:15

Equipe Volante da Sesai realiza quase 8 mil atendimentos e procedimento no DSEI Xavante

Assessoria Sesai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Equipe Volante da Sesai realiza quase 8 mil atendimentos e procedimento no DSEI Xavante

Foto: Assessoria Sesai

As dificuldades no trajeto para chegar às aldeias não desanimam os profissionais da Equipe Volante. Entre os dias 29 de março e 8 de abril, um médico, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem foram ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante levar reforço de saúde às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e realizar atendimentos e imunização contra a COVID-19.

Durante esse período, foram realizados quase oito mil atendimentos e procedimentos, dentre eles, 596 vacinas contra a COVID-19 e mais de 500 atendimentos domiciliares.

“Rodamos por várias aldeias do DSEI para ajudar que as equipes conseguissem cumprir as metas de vacinação e nós conseguimos”, comemorou a enfermeira da Equipe Volante, Danielle Gomes. Além da vacinação contra a COVID-19, os profissionais de saúde realizaram a vacinação de rotina em crianças menores de cinco anos de idade e atendimentos em indígenas de várias idades.

Atualmente, mais de 75% dos indígenas do DSEI Xavante já recebeu a primeira dose do imunizante. O trabalho diário de conscientização da EMSI e busca ativa, em parceria com os agentes indígenas de saúde (AIS), têm sido fundamentais para que os indígenas aceitem se vacinar.

“Tomei a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e estou muito feliz porque vai melhorar a minha vida. Peço que os parentes não tenham medo se vacinem”, pediu o professor Eraldo, da aldeia Água Viva.

Todo o empenho dos profissionais de saúde da Equipe Volante e EMSI foi recompensado com altos índices, atendimentos de excelência e, o principal, saúde dos indígenas em dia.

“Os índices deram um salto. Já ficamos sabendo que o resultado foi excelente nos atendimentos também e a população indígena ficou muito feliz. Quero agradecer a SESAI por nos atender nesse momento difícil”, finalizou o coordenador do DSEI Xavante, Gildo Azeredo.








 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet