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16/04/21 às 13:32 / Atualizada: 16/04/21 às 14:09

Mineradora Vale dará início as obras de ferrovia de Mara Rosa (GO) à Água Boa (MT) em maio, com investimento previsto de R$ 2,73 bilhões

A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) no Mato Grosso, irá começar as suas obras no próximo mês; quem executará os serviços será a mineradora Vale

Roberta Souza

AguaBoaNews

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Mineradora Vale dará início as obras de ferrovia de Mara Rosa (GO) à  Água Boa (MT) em maio, com investimento previsto de R$ 2,73 bilhões

Foto: Assessoria

A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) no Mato Grosso terá início das obras no mês de maio. A ferrovia, projetada há mais de 10 anos, terá o projeto executado pela mineradora Vale, que deve investir cerca de R$ 2,73 bilhões na Fico, com prazo estimado de quatro anos para sua conclusão. As obras vão do estado de Goiás ao estado do Mato Grosso.

Mineradora Vale realizará obras da ferrovia

O projeto das obras terá início na cidade de Mara Rosa, no estado de Goiás, onde os trilhos se conectarão à já operacional malha ferroviária Norte-Sul. A partir daí, a Fico fará um percurso de 383 quilômetros em direção ao Mato Grosso até chegar à cidade de Água Boa.

A mineradora Vale será a responsável pela execução das obras da ferrovia no Mato Grosso e em Goiás. A empresa fechou contrato com o governo federal no final do ano passado e espera investir R$ 2,73 bilhões na Fico nos quatro anos estimados de conclusão.

Contrato entre a Vale e o Governo

A assinatura de contrato da Vale e o Ministério da Infraestrutura se deve à decisão do governo de permitir que as atuais concessionárias ferroviárias do país renovem seus contratos com antecedência. A proposta vem sendo estudada desde 2017, autorizando uma concessão de 30 anos na década de 1990 – a concessão só expira entre 2026 e 2028 – e agora é prorrogada por mais 30 anos. Em contrapartida, essas empresas, além do chamado “investimento cruzado”, também se comprometem a expandir as redes que já operam.

A mineradora Vale aceitou em fazer as obras da ferrovia, após conseguir autorização para renovar antecipadamente duas concessões já operadas por suas empresas de logística, a Estrada de Ferro Vitória-Minas, na Região Sudeste do País, e a Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. Quando a empresa terminar as obras, entregará o projeto ao governo, o governo fará um leilão, e as operações ferroviárias serão realizadas para qualquer empresa interessada nesta rota.

A Vale confirmou por meio de comunicado que iniciou atividades relacionadas à pré-implantação das obras, incluindo exercícios de campo, desenvolvimento e implantação de projetos e contratação de empresas de engenharia. A mineradora disse que ao mesmo tempo, a empresa aguarda a responsabilidade do governo federal de ceder os terrenos dos primeiros 30 quilômetros da ferrovia para dar início à próxima fase do projeto de construção da infraestrutura ferroviária.

Melhora na logística do Mato Grosso

Com a nova malha ferroviária, deve ajudar a reduzir um pouco a pressão sobre as duas principais exportações de grãos de Mato Grosso, as rodovias BR-163 e BR-158. Este ano, assim como a BR-163 anterior, a BR-158 ganhou noticiário nacional, com trechos de solo e intermináveis ​​congestionamentos de caminhões, e hoje o transporte ferroviário responde por cerca de 15% do volume de carga do país.

A meta atual do plano nacional de logística visa atingir uma taxa de participação de 30% até 2025. A meta do Brasil é transportar o setor para 0,6% a 0,8% de todos os produtos produzidos no país a cada ano. Para minimizar a melhoria das condições logísticas atuais, essa proporção deve ser elevada para 2,5% do PIB.


Trabalhador em ferrovia/ Fonte: Senado Federal

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  • por Milmar claro Pastorin, em 19/04/21 às 14:34

    Vocês vão contratar pessoas de qualquer lugar?sou de PORANGATU Goiás Da redação: vai começar por Mara Rosa aí perto, quando tiver contratando vamos anunciar.

 
 
 
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